Igreja em movimento |
Banda ‘Anima Christi’
Prémio ‘Evangelização’ motiva a anunciar Cristo através da música
<<
1/
>>
Imagem

Consideram-se “um projecto de fé cujo objectivo é fazer chegar aos outros” o seu “trabalho” e o seu “acreditar”, “fazendo da simplicidade dos poemas e das músicas um instrumento de evangelização”. Originário da Vigararia de Alenquer, o grupo ‘Anima Christi’ foi distinguido com o prémio ‘Evangelização’, pela Associação Cultural Kerygma.

 

“O prémio ‘Evangelização’ “é um incentivo para continuar a trabalhar e um reconhecimento daqueles que votaram em nós, daquilo que queremos transmitir com a nossa música”. Foi assim que Nuno Pato, guitarrista e voz dos ‘Anima Christi’ reagiu, em declarações ao Jornal VOZ DA VERDADE, à distinção atribuída pela Associação Cultural Kerygma, revelada na passada semana.

Originária de várias paróquias da Vigararia de Alenquer, na Diocese de Lisboa, esta banda assume-se como um grupo musical cristão, onde todos os seus sete elementos são “católicos empenhados” nas suas próprias paróquias. “Somos todos católicos, empenhados na vida das paróquias, ao nível do escutismo, dos grupos de jovens, na animação dos coros”, frisou Nuno Pato. Em comunicado publicado no site da Associação Kerygma, a entidade promotora deste prémio destaca o projecto musical da banda como um projecto inspirado na parábola dos talentos (Lc 19, 12-27) que pretende fazer uso da música como “instrumento de partilha e anúncio de Cristo sempre jovem, vivo e ressuscitado”.

 

Novo álbum em preparação

Musicalmente o grupo adoptou “uma sonoridade de pop acústico onde os temas têm uma mensagem, em alguns casos mais vincada e mais explícita e noutros menos explícita”, explica Nuno Pato, um dos fundadores deste grupo que em 2010 publicou um livro/CD com o mesmo nome do grupo, ‘Anima Christi’. “Os temas que deram origem ao primeiro CD foram feitos para participar nos festivais vicariais e depois em representação da vigararia no festival diocesano”, observou.

Dois anos depois deste primeiro trabalho discográfico que foi uma edição de autor, a banda está já a trabalhar para um novo disco. “Estamos a começar a trabalhar novos temas para um novo CD”, revelou Nuno Pato, ao Jornal VOZ DA VERDADE. “Já temos doze temas alinhavados e agora é começar a dar a nossa ‘roupagem’ a esses temas. São temas que vão ter uma ‘roupagem’ própria do grupo. Os temas do primeiro CD tinham sido feitos para a participação dos diferentes grupos de jovens, de cada uma das paróquias, nos festivais, e já tinham arranjos musicais feitos. Este será um álbum mais ‘Anima Christi’, feito de raiz”, desvendou.

 

Animar a JMJ

Contando com elementos das paróquias de Arruda dos Vinhos, Santana da Carnota, Sobral de Monte Agraço e Sapataria, a banda teve no ano passado o seu “momento marcante” com a participação nas Jornadas Mundiais da Juventude, em Madrid, e com criação da música para o hino diocesano que o Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa promoveu para esse encontro. Com letra do cónego João Marcos, a possibilidade de criação da música para este hino surgiu a convite do Serviço da Juventude e foi “uma forma de contribuir para a caminhada de preparação para a Jornada Mundial da Juventude”, comentou Nuno Pato. “Quando o convite nos foi feito pelo padre Carlos [director do referido Serviço], sentimos que seria difícil fazer uma música com base numa letra já feita porque não sabemos o que o autor da letra estava a sentir e a pensar quando a estava fazer. Procurámos, então, interiorizá-la e fazer ao nosso jeito. Ver crescer esse projecto, essa música, e ver os nossos jovens cantarem esse hino, e depois poder terminar esta caminhada de preparação para a JMJ em Madrid, no Parque do Retiro, com o concerto que realizámos, acabou por ser muito bom e ser um momento marcante da nossa vida enquanto grupo”, garantiu.

 

Disponíveis para concertos solidários

A banda ‘Anima Christi’, não sendo um projecto de profissionais da música, manifesta a sua disponibilidade para actuar em paróquias que tenham em vista angariar fundos para qualquer actividade. “Dentro da nossa simplicidade, estamos disponíveis para ir e colaborar”, sublinhou.

 

______________


Para contactos: animachristi.live@gmail.com

texto por Nuno Rosário Fernandes; fotos por ‘Anima Christi’
A OPINIÃO DE
Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Há anos, Umberto Eco perguntava: o que faria Tomás de Aquino se vivesse nos dias de hoje? Aperceber-se-ia...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Já lá vai o tempo em que por muitos cantos das nossas cidades e vilas se viam bandeiras azuis e amarelas...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES