Igreja em movimento |
Irmandade da Misericórdia e de São Roque de Lisboa: Celebrações anuais em honra do bem-aventurado São Roque
<<
1/
>>
Imagem

Como é da tradição de há décadas, a Irmandade da Misericórdia e de São Roque de Lisboa transferiu a Comemoração do dia de São Roque do seu dia litúrgico, 16 de Agosto, para o primeiro domingo de Outubro. As Celebrações Anuais em Honra do Bem-Aventurado São Roque, tiveram assim lugar de 23 de Setembro a 2 de Outubro e culminaram nesse domingo com Missa Solene e Veneração das Relíquias de São Roque e a Solene Procissão da Imagem e Relíquia de São Roque.

De 23 de Setembro a 2 de Outubro foi rezada a Novena de São Roque. No dia 30 de Setembro, sexta-feira, foi celebrada Missa Festiva, com a presença da Mesa da Santa Casa, recém empossada e presidida pelo Dr. Pedro Santana Lopes.

Com a grande nave central e as laterais da Igreja de São Roque repletas de fiéis, mais de três centenas, utentes dos Equipamentos para Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que assim celebraram o Dia Internacional do Idoso, colaboradores da Santa Casa e Irmãos de São Roque, o Celebrante padre Rafael Morão S.J., Reitor da Igreja de São Roque, invocou a protecção Divina para toda a Comunidade e em particular a Luz do Espírito Santo para a nova Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

No Domingo dia 2 de Outubro, Dia de São Roque, na parte da manhã foi celebrada Missa Solene, presidida pelo Reitor da Igreja, com as Relíquias de São Roque trazidas em procissão para junto do altar ficando em exposição à veneração dos fiéis. Os cânticos foram executados pelo magnífico coro do BPI (Banco Português de Investimento), e pelo Grupo Coral Laudate de São Domingos de Benfica, que de moto próprio se ofereceram para acompanhar a Celebração.

Durante a tarde realizou-se a Solene Procissão da Imagem e Relíquia de São Roque pelas ruas do Bairro Alto (já antes designado de Bairro de São Roque) passando pelo Largo do Carmo e pelos Largos do Chiado e de Camões.

A passagem da Procissão pelo Largo do Carmo teve um especial significado. Com este itinerário quis-se recordar os caminhos percorridos pela Irmandade dos Carpinteiros de Machado, que de 1570 até 1755, tiveram o seu Altar de São Roque na Igreja do Convento do Carmo. E também se quis assinalar a fusão, na Irmandade da Misericórdia e de São Roque de Lisboa, da Irmandade da Misericórdia de Lisboa e da Real Irmandade do Glorioso São Roque dos Carpinteiros de Machado, aprovada por Sua Eminência o Cardeal-Patriarca de Lisboa, em 21 de Fevereiro de 2011.

Na Procissão incorporaram-se membros da Mesa da Santa Casa, representantes da União das Misericórdias, representantes da Ordem de Cavalaria do Santo Sepulcro de Jerusalém, Irmandade de Nossa Senhora de Porto Salvo, Irmandade de São Miguel e Almas da Igreja dos Mártires, Irmandade da Igreja do Socorro, Irmandade de Nossa Senhora do Cabo, de Linda-a-Velha, Irmandade de Santa Cruz e Passos de Nosso Senhor Jesus Cristo de Alenquer, Comunidade de São Roque de Rosmaninhal, Idanha-a-Nova, (28 peregrinos), elementos da Guarda Nacional Republicana que fizeram a guarda de honra a São Roque, ladeando o seu andor.

Sob o Páleo as Relíquias de São Roque eram oferecidas à veneração dos fiéis pelo Reitor da Igreja de São Roque e mercê da generosa solidariedade da Ordem Constantiniana de São Jorge em Portugal era de igual modo oferecida à veneração dos fiéis, pelo Sereníssimo Senhor Dom Filipe, a veneranda Relíquia de São Sebastião.

Regressados à Igreja de São Roque, o andor com a imagem de São Roque recolheu à Igreja seguida das Irmandades, das Autoridades e de toda a comunidade de fiéis.

As Venerandas Relíquias de São Roque e São Sebastião foram colocadas frente ao altar à veneração dos fiéis e seguiu-se a Meditação final, orientada pelo padre Nuno Tavares, Pároco da Igreja da Graça com base no Evangelho…

A função terminou com a Bênção do Pão de São Roque, que seria posteriormente distribuído pelos participantes, conjuntamente com as Pagelas de São Roque e pela Solene Bênção final dada pelo Celebrante a toda a assistência, com a Veneranda Relíquia de São Roque.

Irmandade da Misericórdia e de São Roque de Lisboa
A OPINIÃO DE
Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Há anos, Umberto Eco perguntava: o que faria Tomás de Aquino se vivesse nos dias de hoje? Aperceber-se-ia...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Já lá vai o tempo em que por muitos cantos das nossas cidades e vilas se viam bandeiras azuis e amarelas...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES