Igreja em movimento |
Associação dos Santuários de Portugal: Reitores querem maior coordenação entre santuários
<<
1/
>>
Imagem
O presidente da Associação de Reitores dos Santuários, padre Sezinando Alberto, sublinhou que os santuários devem ser sobretudo locais de oração e defendeu a necessidade de um trabalho em rede para promover os santuários.

"Independentemente da divulgação de cada santuário, penso que uma coisa em rede, de uma obra literária, enriquece e ajuda sempre as pessoas a descobrirem os santuários", disse o presidente da associação e reitor do Santuário de Cristo Rei, padre Sezinando Alberto, à margem do V Encontro dos Reitores dos Santuários de Portugal, que decorreu esta semana em Fátima.

O padre Sezinando Alberto reconheceu que muitas das pessoas que se deslocam a Fátima ou ao Cristo Rei desconhecem a existência de outros santuários no país, considerando que estes espaços de culto teriam a ganhar com a promoção e divulgação conjunta. O sacerdote sublinhou que a Associação de Santuários de Portugal dispõe de um sítio na Internet (www.santuariosdeportugal.org) que é uma "tentativa" de divulgação, "mas apenas estão lá cerca de 12 santuários", de cerca de 80. "A ideia é colocar todos os santuários no site, mas não podemos obrigar os reitores a aderirem", referiu, manifestando a esperança de que, no futuro, se possa sugerir aos internautas a visita a outros templos.

 

Criar um roteiro espiritual para divulgar os santuários

O presidente da Associação de Reitores dos Santuários sustentou que um roteiro espiritual dos santuários é necessário nos dias de hoje, justificando com a procura que estes espaços têm. "As pessoas podem não ir à sua comunidade paroquial, mas o santuário tem uma ligação afectiva, quer histórica, quer espiritual", declarou o sacerdote, rejeitando a ideia de que os santuários se sobrepõem às paróquias.

A este propósito apontou: "Os santuários podem dar às pessoas aquilo que as pessoas não têm porque não vão à sua paróquia; portanto o santuário complementa a pastoral da Igreja e deve tornar-se, na minha opinião, oásis de oração".

O reitor do Santuário de Cristo Rei explicou que os santuários são locais de turismo e de peregrinação, embora neste último aspecto resida a sua essência e a sua génese. "Mas um turista, quando vai a um local de peregrinação, se o local for bem cuidado, se estiver com condições mínimas, o turista acaba por ficar com o espírito de peregrino, que é o grande desafio dos santuários", acrescentou.

 

____________________________


Associação de Santuários de Portugal

O site dos Santuários de Portugal (www.santuariosdeportugal.org) tem como finalidade principal evangelizar. Ao facilitar o conhecimento e o acesso aos vários santuários, a Associação Portuguesa de Santuários deseja contribuir para esclarecer e aumentar a fé dos fiéis peregrinos.

Os inúmeros santuários de Portugal estão ordenados por grandes áreas do País: Norte, Centro, Sul, Açores e Madeira. Será feito outro ordenamento, conforme for considerado útil.

 

____________________________


Criar um diploma de peregrinação aos santuários

O V Encontro dos Reitores dos Santuários de Portugal, que reuniu representantes de cerca de 20 santuários, discutiu o tema ‘Confrarias e Irmandades: sua relação com os santuários’ e propôs criar um diploma de peregrinação quando a visita é efectuada por um grupo que visita diferentes santuários.

Durante o encontro, Carmo Diniz, da Principia Editora, sugeriu aos reitores dos santuários portugueses uma nova estratégia para atrair mais visitantes aos santuários. “O potencial de atracção dos santuários todos juntos é muito maior que cada um por si. Consegue-se divulgar mais e melhor a mensagem espiritual”, garantiu.

Do encontro fica ainda o desejo de organizar, em 2012, umas jornadas sobre o património cultural dos santuários, iniciativa aberta à sociedade que visa reflectir sobre as várias dimensões do património.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES