Igreja em movimento |
Encontro Matrimonial: Ajudar casais interessados em reflectir sobre a sua relação
<<
1/
>>
Imagem
O Encontro Matrimonial (EM) é um Movimento da Igreja Católica, destinado a ajudar casais, interessados em reflectir sobre a sua relação, descobrindo novas técnicas de comunicação.

O Movimento abrange também sacerdotes e/ou religiosos (as), orientando-se neste caso para a relação e comunicação destes com as respectivas comunidades. Igualmente os noivos têm o seu lugar no nosso Movimento.

Encontro Matrimonial chegou a Portugal em 1982.

A nível mundial, existe em 90 países, estando activo na Europa em 13 países.

Qualquer casal, sacerdote, religioso/a ou casal de noivos, que pretenda integrar este nosso Movimento, embora sem qualquer vinculação posterior, começa por participar num belíssimo fim-de-semana, a que chamamos FDS.

Sem ser retiro espiritual, nem terapia de grupo, o FDS é uma pausa para reflexão e partilha em casal. Decorre em ambiente acolhedor, começando à 6ª-feira antes do jantar e terminando no Domingo pelas 18 horas.

É um programa que dá aos casais uma oportunidade de análise e diálogo, a partir de temas de reflexão, propostos por uma equipa de três casais e um sacerdote.

Embora Encontro Matrimonial seja de origem católica, recebe, nos seus FDS, casais de outras religiões ou não crentes, assim como casais ainda não casados. A todos recebemos com os nossos carismas de acolhimento, ternura e oração.

Em Portugal Encontro Matrimonial está enquadrado em Regiões, uma das quais é Lisboa.

E, porque nós, casal Odete+Manuel, vivemos o Encontro nesta Região, estamos tentados a dar-vos um pequeno testemunho no seio dela.

Assim, com o Pe. Jorge Marques, com quem fazemos Equipa Coordenadora – Região de Lisboa, no final do passado ano pastoral, escrevemos à Comunidade:

 

“Querida Comunidade:

Sentimentos de alegria e gratidão invadem-nos em final de actividades.

Alegria pela dinâmica de EM nestas nossas terras; gratidão pela ajuda de Deus e pela resposta pronta de tantos!

Em Outubro escrevemo-nos, caros amigos, sobre o método que tínhamos intenção de seguir em 2009/2010: trabalho com uma equipa alargada e trabalho de projecto nas actividades.

Agora gostaríamos de conversar convosco sobre o caminho percorrido.

Queremos exprimir-vos o quanto os vossos “sins” aos nossos constantes desafios foram importantes! Só com esses “sins” conseguimos realizar 7 eventos abertos à Comunidade, 2 formações, a participação no Dia do Animador e na Peregrinação! E realizarmos 2 FDS! E reorganizarmos os nossos 15 Grupos de Caminhada!

Queremos também contar-vos como foi bom trabalharmos em equipa alargada.

Quando se fala em “equipa” não sabemos bem o que é; por um lado o termo é banal e por outro parece-nos confuso!

Mas foi de facto com um grupo específico de características especiais – a equipa – neste caso a equipa alargada de apoio à Coordenação Regional de Lisboa, que nos conseguimos unificar, mobilizar e focalizar.

Dividimo-nos por áreas de actuação. Cada casal da equipa se centrou numa vertente, tendo em vista a unidade de práticas, a pertença e a finalidade que nos move.

E cada um destes casais interagiu com outros.

Queremos também conversar convosco sobre a actividade dos nossos 9 Projectos e dos companheiros, coordenadores dos mesmos.

O trabalho de projecto é uma metodologia de trabalho em grupo, que vos implica a todos. Daí tanto desafio! E tanto “sim”!

Não acham que já nos estamos a habituar ao envolvimento permanente e ao desafio constante? À troca de ideias, à disponibilidade, ao serviço? Ao dar e receber?...”


_______________________

 

Para si, querido leitor da Voz da Verdade, deixamos o nosso desafio:

Dialogue em casal!

 

Faça a sua inscrição para o próximo FDS - Lisboa, 13 a 15 de Maio, Turcifal.

Viverá uma experiência que recordará e poderá continuar a viver!

Aos sacerdotes e religiosos (as) desafiamos também a que tomem a decisão de se inscreverem e viverem connosco esta experiência.

Se são noivos, inscrevam-se no próximo FDS – Noivos, 11 a 13 de Março, Fátima.

Inscrições: Cinda+Alberto Roque – 965078210

Sítio EM: www.ecclesia/encontromatrimonial

Odete+Manuel Carvalho, c/ Pe Jorge Marques
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES