Igreja em movimento |
Oração pela Vida: Ajudar Portugal a rezar pela Vida
<<
1/
>>
Imagem

A campanha de Oração Pela Vida nasceu em Abril de 1997. Peregrinávamos a pé a Fátima com 13 casais e dois sacerdotes, e ali Nossa Senhora inspirou-nos a ajudar Portugal a rezar pela Vida, naquele momento gravemente ameaçada no nosso Parlamento.

O primeiro encontro de oração deu-se em Julho desse mesmo ano, em Lisboa, mas em breve a iniciativa se estendeu a centenas de paróquias de todo o País. Em todos os locais onde se rezou houve um excepcional empenho da população pela causa da vida. A experiência destes 13 anos provou-nos não só o extraordinário poder da oração, mas também o seu poder pedagógico: quem reza pela Vida é levado a pensar nela, é educado para amá-la e respeitá-la, é incentivado a agir em sua defesa.

Mas, quem sabe se por haver menos oração em Portugal, nestes últimos anos temos vindo a assistir ao crescimento da cultura de morte no nosso País: lembremo-nos da pílula abortiva do dia seguinte, distribuída sem receita médica aos jovens; da educação sexual estatal imposta às nossas crianças, sem qualquer respeito por valores essenciais como o amor ou a castidade; da permissiva lei da Procriação Artificial; da legalização do “casamento” homossexual em contrafacção dos fundamentos da Família, fonte de vida; e sobretudo da triste lei que tornou o aborto totalmente livre até às 10 semanas.

Está na hora de renovar o nosso ardor na Oração. O nosso grande objectivo é que se faça oração mensal pela Vida e pela Família em todos os locais de Portugal, seja pela organização de novos grupos, seja pela introdução deste tema na oração habitual (onde há terço diário, uma vez por mês este poderá ser especificamente pela Vida). Pedimos também que em cada paróquia se celebre uma Missa por mês por esta intenção, e se introduza na Oração Universal uma petição pela dignidade da vida humana desde o momento da concepção até à morte natural, e pela Família, fonte de vida.

A corrente de Oração Pela Vida oferece a todos no seu site www.oracaopelavida.org várias propostas de orações, meditações do Terço e outros materiais de apoio. Porém, a oração deve ser sempre adaptada às pessoas e às circunstâncias de cada um... deixemos o Espírito Santo inspirar-nos!

Vamos rezar pelos bebés, doentes e idosos em perigo; pelos que sofrem a tentação do aborto ou eutanásia; pelos que trabalham a favor da Vida.

Vamos rezar pelos médicos e enfermeiras que mancham as suas mãos e atraiçoam os seus conhecimentos para ser cúmplices da morte; e pelas mulheres que abortaram - pedindo a Deus que lhes revele o dom maravilhoso e sagrado que é a Vida, e na alegria do Seu Perdão se tornem os seus mais fortes defensores.

Vamos rezar também pelos políticos e pelos que têm poder de decisão, para que construam uma sociedade em que a vida humana seja realmente inviolável e sempre defendida, e a Família, fonte de vida, seja promovida e respeitada.

Vamos rezar por nós próprios, para que a nossa oração se traduza em compromisso pessoal e efectivo que nos leve a estar ao serviço da Vida em todas as suas dimensões.

Desejamos que este projecto seja factor de união, pois a oração não é política, não é polémica, não divide, e sendo flexível na forma que propomos, pode integrar-se facilmente na prática de todas as paróquias e movimentos.

A todos os que quiserem participar, convidamos a ir ao nosso site ou a contactar-nos no 915239695.

Na Encíclica Evangelium Vitae, escreveu o Papa João Paulo II: “(…) é urgente uma grande oração pela vida, que atravesse o mundo inteiro. Com iniciativas extraordinárias e na oração habitual, de cada comunidade cristã, de cada grupo ou associação, de cada família e do coração de cada crente eleve-se uma súplica veemente a Deus, Criador e amante da vida”.

Na noite de 27 de Novembro, na Basílica de São Pedro, o Papa Bento XVI celebrou uma Vigília Pela Vida Nascente à qual foram convidados a unir-se todos os Bispos do Mundo. Em Portugal muitos responderam a este pedido. O apelo é também para nós, é preciso continuar a rezar. Vamos dizer “Sim”.

 

Oração pela Vida

Telefone: 91 826 36 75

E-mail: oracao@oracaopelavida.org

Site: www.oracaopelavida.org

Thereza Ameal
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES