Igreja em movimento |
CNE ? Escutismo Católico Português: Viver à luz do Evangelho, contribuindo para a formação humana e cristã
<<
1/
>>
Imagem

O Escutismo é um movimento mundial, aberto a todos, que visa contribuir para a educação integral dos jovens, baseado na adesão voluntária a um quadro de valores expressos na Promessa e Lei escutistas, através de um método original que permite a cada jovem ser protagonista do seu próprio crescimento, para que se sinta plenamente realizado e desempenhe um papel construtivo na sociedade.

A Missão do Escutismo consiste em contribuir para a educação dos jovens, partindo dum sistema de valores, ajudando a construir um mundo melhor, onde as pessoas se sintam plenamente realizadas como indivíduos e desempenhem um papel construtivo na sociedade. Isto acontece envolvendo os jovens, ao longo dos seus anos de formação, num processo de educação não-formal segundo o qual cada indivíduo é o principal agente do seu próprio desenvolvimento, para se tornar uma pessoa autónoma, solidária, responsável e comprometida.

 

Origens do Movimento

Em 22 de Fevereiro de 1857 nascia, em Londres, Robert Stephenson Smith Baden-Powell, o fundador do Escutismo. Sendo o quinto de sete irmãos, desde criança aprendeu, através de caminhadas e excursões, a cuidar de si. Fez os seus estudos em escolas públicas, e nas férias, aproveitava para acampar com os seus irmãos mais velhos. Quando terminou os estudos secundários, Baden-Powell ingressou no exército e, pela sua competência, honestidade e exemplo, como líder de homens, fez uma brilhante carreira militar.

Na Guerra do Transvaal em 1889 treinou os cidadãos capazes de empunhar uma arma e para isso teve que organizar um grupo de jovens cadetes que desempenhavam todas as tarefas de apoio. A maneira como estes jovens desempenharam as suas tarefas, os seus exemplos de dedicação, lealdade, coragem e responsabilidade, causaram grande impressão em Baden-Powell e, anos mais tarde, aquele acontecimento veio a ter grande influência na criação do Escutismo.

Durante uma viagem a Inglaterra, Baden-Powell viu alguns rapazes criarem brincadeiras através de um livro, que ele havia escrito para batedores do exército e que continha explicações sobre como acampar e sobreviver em regiões selvagens. Então, conversando com os amigos, entusiasmou-se e resolveu realizar, em 1907, na ilha de Brownsea, um acampamento com vinte rapazes dos 12 aos 16 anos, onde transmitiu conhecimentos técnicos tais como: primeiros socorros, observação, técnicas de segurança para a vida na cidade e na floresta, etc.

Devido aos bons resultados deste acampamento, Baden-Powell começou a escrever o livro "Escutismo para Rapazes" que, inicialmente, foi publicado em fascículos e vendido nas bancas de jornais, durante o ano de 1908. Os jovens ingleses entusiasmaram-se tanto com o livro que Baden-Powell organizou e fundou o Movimento Escutista.

 

Escutismo católico em Portugal

Rapidamente o Escutismo se alastrou por vários países do mundo. Em Portugal, o Escutismo deu os primeiros passos ainda no território de Macau, em 1911, tendo os seus impulsionadores regressado ao nosso país e fundado, em 1913, a Associação dos Escoteiros de Portugal. O Corpo Nacional de Escutas, Escutismo Católico Português, veio a ser fundado 10 anos mais tarde, em 27 de Maio de 1923, na cidade de Braga. Foram seus fundadores o Arcebispo D. Manuel Vieira de Matos e Avelino Gonçalves, que em Roma mantiveram os primeiros contactos com o Movimento.

Rodeados de um grupo de 11 bracarenses, a 24 de Maio de 1923, faziam a sua primeira reunião para estudarem a possibilidade e oportunidade da criação de um grupo de Scouts Católicos em Portugal. Assim nasceu o Corpo de Scouts Católicos Portugueses, cujos estatutos foram aprovados a 27 de Maio desse mesmo ano pelo governador civil de Braga.

O Movimento estende-se de Norte a Sul de Portugal e, como meio de informação entre todas as Unidades, nasceu em Fevereiro de 1925 o primeiro número do jornal "Flor de Lis", que mais tarde, em Janeiro de 1945, se apresentava em forma de Revista.

A Animação da Fé, característica do Escutismo do CNE, é feita naturalmente através do jogo escutista, vivido à luz de Jesus e do Evangelho, procurando contribuir para a formação humana e cristã dos seus associados, pelo testemunho da vida em comunhão eclesial.

 

 

Corpo Nacional de Escutas (CNE), Junta Regional de Lisboa

Morada: Avenida João Paulo II, Lt. 552, 1.º B, 1950-154 Lisboa

Telefone: 218594746

Loja Escutista: 217144146

E-mail: geral@cnelisboa.org

Site: www.cnelisboa.org

Assistente: Padre Paulo César Serralheiro Franco

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES