Igreja em movimento |
Equipas de Nossa Senhora: Ajudar os casais a caminhar para a santidade
<<
1/
>>
Imagem

Um movimento para “ajudar os casais a caminhar para a santidade”. Foi desta forma que o fundador das Equipas de Nossa Senhora (ENS), padre Henri Caffarel, definiu e sonhou este movimento que se formou nos finais dos anos 30 em França. Não sendo um movimento mariano, as ENS recebem o nome de Maria, colocando-se sob a sua protecção.

Como tudo começou

Em 1938, em Paris, um jovem padre na paróquia de Notre Dame, Henri Caffarel, recebeu a visita de uma senhora para conversar sobre a sua vida espiritual. Alguns dias depois, a senhora regressa acompanhada do marido. Posteriormente, este casal apresentou a outros três casais o padre Caffarel. Estes quatro jovens casais, ricos em amor renovado e cristãos convictos, queriam viver o seu amor à luz da fé. Pediram então ao padre Henri Caffarel que os guiasse nesta procura.

O projecto de se reunirem para reflectirem em comum sobre o sacramento do Matrimónio estava lançado. A primeira reunião realizou-se em Paris, a 25 de Fevereiro de 1939. A vida destes casais progredia em três vertentes: união a Deus, união entre esposos e entre casais, e abertura aos outros.

 

A Carta (1947)

No final da II Guerra Mundial, os grupos de casais multiplicam-se. A necessidade de unidade e de estrutura, concretizada numa ‘regra’, fez-se sentir. Nasceu assim a ‘Carta das Equipas de Nossa Senhora’.

O primeiro objectivo desta carta era apresentar o ideal cristão do Matrimónio e identificar os meios que permitiriam aos casais compreenderem-no cada vez melhor, ajudando-os a descobrir a grandeza da sua vocação.

Este documento resume a metodologia do movimento, identificando as metas essenciais dos equipistas: vontade de viver o seu Matrimónio e de aprofundar a sua fé, com a ajuda de uma equipa.

A carta propõe ainda a oração conjugal e familiar, o diálogo conjugal mensal sob o olhar de Deus, uma reunião mensal de equipa para rezar e partilhar, uma regra de vida pessoal e um retiro espiritual anual.

 

A expansão (1950-1969)

Tendo como suporte a carta, as Equipas de Nossa Senhora desenvolveram-se rapidamente em França, na Bélgica e na Suíça. Depois atravessaram as fronteiras linguísticas e os oceanos. Em 1950 chegaram ao Brasil e ao Luxemburgo; em 1953 às Ilhas Maurícias, Senegal e Espanha; em 1955 ao Canadá; em 1956 a Inglaterra; em 1958 à Alemanha e aos Estados Unidos; em 1959 a Áustria e a Itália; em 1961 à Austrália e à Colômbia; em 1962 a Madagáscar e ao Vietname; em 1963 ao Líbano e à Irlanda; em 1968 ao Japão e a África francófona; em 1969 à Índia…

 

 As ENS em Portugal

O espírito das Equipas de Nossa Senhora chegou a Portugal em 1955 com a criação da Equipa Lisboa 1, que viria a ser reconhecida em 1959. O reconhecimento oficial do movimento data de 1957, com o reconhecimento da Equipa Porto 1 – designações territoriais e numerada para distinguir as diferentes equipas da mesma zona geográfica.

A internacionalização das Equipas de Nossa Senhora levantou um problema: dever-se-ia criar uma direcção nacional autónoma em cada país ou conceber um grande movimento com uma única direcção? O problema foi longamente debatido em encontros internacionais e por fim optou-se pela fórmula do movimento único. O padre Caffarel não deixou de acentuar que, embora sendo um movimento supra-nacional, as Equipas de Nossa Senhora queriam estar filialmente submetidas à hierarquia da Igreja em cada país e em cada diocese.

 

 

LOGO (só a imagem)

 

DATA DA FUNDAÇÃO:

25 de Fevereiro de 1939

 

LEMA:

“As Equipas de Nossa Senhora têm por objectivo essencial ajudar os casais a caminhar para a santidade. Nem mais, nem menos”

(Pe. Henri Caffarel)

 

MISSÃO:

Ajudar os casais a viver plenamente o seu sacramento do Matrimónio, anunciando ao mundo os valores do casamento cristão pela palavra e pelo testemunho de vida

 

ONDE ESTÃO:

Em Lisboa, Cascais, Oeiras, Loures, Caldas da Rainha, Torres Vedras e Sintra

 

O QUE FAZEM:

As equipas são constituídas por um número indicativo de 5 a 7 casais e um sacerdote, designado conselheiro espiritual. Reúnem-se mensalmente num encontro de oração, partilha e estudo de um tema de formação cristã, para se entre ajudarem numa caminhada com Cristo

 

CURIOSIDADE:

Em Janeiro de 2009 existiam 1119 equipas, totalizando 13499 membros, 6276 casais, 237 viúvos e 710 conselheiros espirituais

 


Contactos:

MORADA: Av. de Roma, 96, 4º Esq. - 1700-352 Lisboa

TELEFONE: 216093242

FAX: 216097677

E-MAIL: ens@ens.pt

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES