
A partilha do padre Nélio Pita, CM começou no sábado, dia 5, com uma confissão a propósito do desafio de escrever no blogue: “Tive vontade de dizer: ‘ai não posso… eu não… há outros (com toda a verdade) que farão muito melhor do que eu’”. O domingo, dia 6 de Junho, foi bastante atribulado. Começou com a missa das 10h30 para crianças e adolescentes, que nas palavras do padre Nélio Pita “tem sempre um toque de imprevisível”. Na homilia, o objectivo é concreto: estar mais próximo das crianças para que juntos aprofundem as leituras. Ao final do dia outro ‘desafio’: D. Joaquim Mendes presidia à Confirmação dos adolescentes de São Tomás de Aquino. “O Crisma foi bastante sentido por todos”, descrevia o padre Nélio. Enquanto isso, na Madeira era dia de “festa rija”, porque os seus pais festejavam o 45º aniversário de casamento e a ‘sobrinha-afilhada’ Sara fez a Profissão de Fé. Apesar da distância do Oceano Atlântico, o padre Nélio partilhava que se sentia “em comunhão com eles”. No meio de tanta alegria um misto de tristeza também foi partilhado com os leitores: “Desejava, evidentemente, ter estado com eles. Mais uma vez não me foi possível. Curiosamente, quando estou na Madeira e consulto os álbuns de fotografias dos últimos 17 anos, noto que a minha ausência naqueles pequenos documentos fotográficos é uma constante”.
No terceiro dia de partilha, o padre Nélio foi a Fátima para a “reunião de Conselho da Província Portuguesa da Congregação da Missão”. Na terça-feira, 8 de Junho, o padre Nélio Pita contou um pouco da história da paróquia de São Tomás de Aquino e com ela reflectiu sobre a sua vida, concluindo que “há algo em nós que é imutável, constante que cresce connosco, que está sempre presente: Deus, essa Presença Misteriosa”. As noites de quarta-feira (com excepção da primeira de cada mês), são dedicadas à oração de Taizé na paróquia de São Tomás de Aquino. Nas palavras do padre Nélio, “é um ambiente belo, sentido, profundo e autêntico”. Enquanto observava a postura dos jovens descrevia-a como ‘pouco comum’: “Cantam, fazem um longo silêncio, permanecem debruçados, numa atitude de súplica, sobre a cruz de madeira. Só Deus saberá o que cada coração trás consigo”.
Quinta-feira, dia 10, o padre Nélio explicou o porquê das letras CM a seguir ao seu nome: “As duas letras são as iniciais do nome oficial do Instituto a que pertenço: Congregação da Missão, fundado por S. Vicente de Paulo, no século XVII, em França”. Saiba o que fazem os padres vicentinos em http://umasemanacom.blogspot.com.
O último dia de partilha do padre Nélio Pita coincidiu com o encerramento do Ano Sacerdotal e com o fim do blogue ‘Uma semana com… um padre’: “Procurei avidamente palavras e ideias que me ajudassem a terminar este ciclo, a minha semana e o conjunto geral de semanas deste Ano Sacerdotal. Rapidamente concluí que tal propósito deveria ser posto de parte porque julgo oportuno dar continuidade a esta iniciativa”.
“Admiro em si a disponibilidade, o sorriso, o estar em Igreja. Só pode ser assim porque vive enraizado em Cristo.”
Ricardo Oliveira
“A nossa Paróquia tem a felicidade de ter no seu seio o Padre Nélio, que pelas suas características como pessoa, tem desempenhado um papel importantíssimo, na comunidade.”
Imaculada Duarte
“‘Não percas tempo’... um dia onde o silêncio impera... dará, certamente, lugar a palavras cheias... um abraço, irmão”
P. Fernando, CM
“Ao ler as suas partilhas desta semana não posso deixar de lhe dar os parabéns e agradecer tão ricos ensinamentos, contados na primeira pessoa e coloridos pela alegria que tem na missão que o Senhor lhe confiou.”
MSF
“Conheci o Nélio quando ainda era adolescente. Não fico nada surpreendido com o dinamismo e a dedicação que ele transmite à paróquia da São Tomás de Aquino. É destas pessoas e mais precisamente de padres assim que precisamos.”
Jorge Quintal, Funchal
“Ao ler este ultimo texto do blog, fica o desejo que ele não acabe. Espero que tal como o Pe. Nélio sugere, os padres da nossa diocese e não só possam continuar a partilhar connosco as suas vidas com tudo o que isso significa. Acima de tudo os Sacerdotes necessitam que continuemos a ORAR por eles e também para que cada vez mais Jovens não tenham medo de deixar tudo e seguir a Cristo.”
Aninhas
“Olá também acho que este blog deve continuar, nos que pertencemos a messe do Senhor, gostamos de conhecer o dia a dia, dos seus trabalhadores, um abraço de parabéns ao padre Edgar, por esta iniciativa e não acabe com isto, ainda falta muita gente para se fazer ouvir.”
Anónimo
Todas as partilhas do padre Nélio Pita
http://umasemanacom.blogspot.com/search/label/Pe.%20N%C3%A9lio%20Pita
![]() |
José Luís Nunes Martins
A vida é uma luta constante, na qual é preciso que cada um de nós escolha com sabedoria as lutas em que entra, em que momento e com que estratégia.
ver [+]
|
![]() |
P. Manuel Barbosa, scj
1. Uma lei para matar.
Após um longo processo legislativo, que andou pelas mentes dos deputados sem...
ver [+]
|