Cáritas de Lisboa |
Padre Cruz
O bairro onde a caridade não tem mãos a medir
<<
1/
>>
Imagem

«Podemos pensar que o que fazemos é uma gota

no meio do oceano,

mas sem ela o oceano seria menor.» (Santa Teresa de Calcutá)

 

A paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Padre Cruz, situa-se na freguesia de Carnide, distrito de Lisboa, e foi inaugurada em 1962.

Inserida num bairro social, tem passado por muitos desafios, espirituais e humanos. A época em que vivemos, com o desenvolvimento de novas tecnologias e a velocidade do dia-a-dia, tem feito com que as gerações mais jovens tenham começado a fechar-se mais em suas casas, isolando-se do mundo e alheando-se, muitas vezes, dos problemas e da dor do próximo. Tem sido difícil cativar os jovens, e os moradores do bairro em geral, para práticas de caridade. Ainda assim, temos bons exemplos de quem, enquanto Igreja viva, cumpre a sua função de cristão e ama o próximo, como o Senhor pediu.

Existe há vários anos um grupo de Visitadores, cuja função passa por acompanhar pessoas do bairro em situações mais delicadas. Pessoas doentes, pessoas que vivem sós, têm a visita semanal dos membros deste grupo. Além da companhia que lhes fazem, os visitadores são também um sinal de ânimo e esperança em Cristo e mediadores com o sacerdote, a quem algumas vezes é solicitada a administração dos sacramentos em casa, visto algumas dessas pessoas não conseguirem deslocar-se à Igreja. Muitas vezes, os visitadores são uma ferramenta de ajuda noutras necessidades de que se apercebem: o encaminhamento para consultas médicas ou a compra de medicamentos ou de bens e até a relação da pessoa com outros familiares.

Durante a pandemia, em 2020, surgiram alguns pedidos de ajuda alimentar. A paróquia, não tendo meios para garantir um apoio consistente, deu uma ajuda imediata com alimentos não perecíveis e reencaminhou essas pessoas para o Banco Alimentar, através da sua inscrição na Rede de Emergência Alimentar.

Nos dias de hoje, continuamos a assistir a algumas dificuldades financeiras por parte de pessoas mais vulneráveis, principalmente os idosos. Há casos de pessoas que recorrem à paróquia pedindo ajuda no pagamento de água, eletricidade e gás ou na compra de alimentos. A paróquia, não tendo um fundo capaz de colmatar estas dificuldades, tem conseguido, com a generosidade de alguns através de donativos e também a Divina Providência, ajudar nestas solicitações.

Recentemente, foram criadas algumas atividades que outrora não existiam. É o caso do Projeto In, que se realiza no salão paroquial todas as Terças e Sextas-Feiras das 15h às 18h, com apoio ao estudo, explicações e convívio, e que termina com um lanche. É promovido por voluntários e destinado a crianças e jovens que precisem. É também um espaço onde se podem manter ocupados num ambiente acolhedor e saudável. Recebemos, para este projeto, o apoio da Cáritas Diocesana de Lisboa através da oferta de material escolar, computadores e algumas cadeiras.

Aos Sábados à tarde, um grupo de cinco voluntários junta-se com alguns jovens para jogar futebol num campo do bairro, motivando-os a irem para a catequese e de seguida para a Santa Missa. É uma forma de conviverem e partilharem experiências e também de darem testemunho da alegria de se ser cristão.

Outra atividade que queremos mencionar é o Oratório de Nossa Senhora de Fátima. Foi criado depois de o movimento Oratórios Missionários do Sagrado Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria ter sido convidado a servir a nossa paróquia. Seguindo os passos de S. João Bosco, o oratório começou a trabalhar com crianças e jovens do bairro e arredores, apresentando a Igreja aos que nunca lá estiveram e dando resposta aos que se afastaram. Tem como objetivo acolher, evangelizar e educar essas crianças e jovens, em articulação e diálogo com as respetivas famílias e a paróquia. Reúnem-se todas as Quintas-feiras após as aulas.

Apesar de tantas dificuldades inerentes a um bairro social da periferia de Lisboa, houve um caso de sucesso que gostaríamos de dar a conhecer.

Um senhor com cerca de 50 anos, com dependência de álcool, vivendo em condições precárias e dormindo, muitas vezes, na rua, pediu ajuda na paróquia. Foi desafiante e doloroso para ele e para nós. Passámos por algumas tribulações, preocupações e reveses durante este processo. Conseguiu garantir-se, numa fase inicial, em colaboração com a Associação de Moradores do Bairro, o fornecimento de refeições a este senhor, e foi encaminhado para consultas de alcoologia. Foram asseguradas todas as necessidades para que cumprisse um plano de tratamento eficaz. Mais tarde, foi internado na Associação Sol Nascente, onde o pudemos visitar no dia do seu aniversário e constatar as melhorias e a forma como, com acompanhamento médico e a sua força de vontade, progrediu. Está neste momento no Centro da Quinta do Espírito Santo, da Comunidade Vida e Paz, para adquirir competências e ganhar confiança para ser integrado em sociedade.

Enquanto paróquia, uma das nossas grandes dificuldades é conseguir meios humanos e apoios suficientes para estender a mão a quem pede ajuda. E porque “a messe é grande e os trabalhadores são poucos” (Lc 10,2), rezamos ao Senhor que nos envie benfeitores com vontade de se doarem ao próximo, com amor, caridade e dedicação.

texto por Cláudia Pereira; fotos por Rafael Santos
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES