Lisboa |
Bênção de finalistas universitários, em Lisboa
“Vocês são a resposta”
<<
1/
>>
Imagem
Video

O Cardeal-Patriarca de Lisboa presidiu à bênção dos finalistas, convidando os universitários a colocarem os “talentos a render ao serviço do mundo”.

 


“O talento que Deus distribuiu são vocês, e o segredo é colocar os talentos a render. Só assim é que vocês lucram, em prol dos outros… Coragem! Deus não faltará e vocês são a resposta”, garantiu D. Manuel Clemente, na homilia dirigida aos finalistas. Na Alameda da Cidade Universitária, em Lisboa, na manhã do passado dia 20 de maio, 40 anos depois da primeira bênção, na Sé de Lisboa, em 1983, o Cardeal-Patriarca sublinhou que “a melhor formação que se ganha nos diversos cursos é a vontade de formação contínua” e recordou quando “há mais de meio século” saiu daquela faculdade, formado, e com vontade de “estudar toda a vida”.

D. Manuel Clemente lembrou ainda que a “vida não está fácil”, mas que os jovens têm de olhar o futuro com “esperança”. “O que Deus faz perante estas dificuldades é o que nos vai na alma, finalistas que terminam os cursos: Deus distribui talentos e esses são para pôr a render em benefício do outro, estar disponíveis para prosseguir nas formações, acompanhar o progresso para ajudar outros que esperam por nós”, sublinhou.

Durante a celebração de bênção, que teve lema ‘Agradecer o passado, trabalhar no presente, confiar no futuro’, os finalistas universitários entregaram bens para 23 instituições de solidariedade, como forma de “partilha e entrega”.

No final, o diretor da Pastoral Universitária do Patriarcado de Lisboa, cónego Nuno Amador, apelou ao “voluntariado na Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, nas várias formas de participação”. “A JMJ é para todos e todos os que aqui estamos, jovens universitários, estão também convocados a participar”, convidou.

 

Bênção de Finalistas 2023

fotos por Arlindo Homem
A OPINIÃO DE
Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Há anos, Umberto Eco perguntava: o que faria Tomás de Aquino se vivesse nos dias de hoje? Aperceber-se-ia...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Já lá vai o tempo em que por muitos cantos das nossas cidades e vilas se viam bandeiras azuis e amarelas...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES