JMJ Lisboa 2023 |
Data oficial
Papa na JMJ de 2 a 6 de agosto
<<
1/
>>
Imagem

Segundo uma nota divulgada pela Santa Sé, o Papa Francisco estará em Portugal de 2 a 6 de agosto, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, naquela que será a visita mais longa de um Papa a Portugal.

Matteo Bruni, diretor da Sala Stampa da Santa Sé, referiu que, acolhendo o convite das autoridades civis e eclesiais de Portugal, o Papa Francisco estará em Portugal de 2 a 6 de agosto e que, no dia 5 de agosto, irá visitar o Santuário de Fátima. Esta visita acontecerá por vontade expressa do Santo Padre.

Esta é a segunda deslocação do Papa Francisco a Portugal, depois de, em 2017, ter presidido às cerimónias do Centenário das Aparições no Santuário de Fátima. Essa visita ficou marcada pela canonização oficial dos dois pastorinhos, Jacinta e Francisco Marto.

D. Manuel Clemente, Cardeal-Patriarca de Lisboa, referiu que a formalização destas datas é a “confirmação da vontade expressa de que o sucessor de Pedro se quer encontrar, mais uma vez, com os jovens do mundo inteiro. De que os quer escutar, ver e com eles rezar. Com todos”, afirmou.

Além disso, o Cardeal-Patriarca de Lisboa destacou que “o sonho de realizarmos uma Jornada Mundial da Juventude em Portugal está prestes a cumprir-se”, expressando “minha alegria por poder participar nesta Jornada Mundial da Juventude e expresso a minha gratidão a todas as autoridades do nosso País que nos acompanham e ajudam a tornar possível esta Jornada”. “Ao Papa Francisco, aos meus irmãos no Episcopado, aos sacerdotes e a todos os voluntários, asseguro a minha oração e peço a Maria, nossa Mãe, que nos ajude a percorrer apressadamente, mas não ansiosamente, as semanas que nos separam dos primeiros dias de agosto”, afirmou D. Manuel Clemente.

Também a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) referiu que “é com grande alegria que a Conferência Episcopal Portuguesa acolhe a informação, transmitida hoje pela Santa Sé, sobre a viagem do Papa Francisco a Portugal para participar na Jornada Mundial da Juventude em Lisboa”.

A Fundação JMJ Lisboa 2023 recebeu a notícia da oficialização, pela Santa Sé, da visita do Papa Francisco a Portugal com “muita alegria”.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES