JMJ Lisboa 2023 |
Secretário de Estado do Vaticano
Cardeal Pietro Parolin visitou Portugal e a JMJ
<<
1/
>>
Imagem

O Cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, esteve em Portugal na passada semana para presidir às celebrações do 13 de maio em Fátima e visitar os trabalhos de preparação para a Jornada Mundial da Juventude, que acontece em Lisboa, de 1 a 6 de agosto deste ano.

O programa do prelado no nosso país foi intenso e, depois de presidir às celebrações em Fátima, como já tinha feito em 2016, meses antes da chegada do Papa Francisco para a canonização dos Pastorinhos e comemoração dos 100 anos das aparições, Sua Eminência esteve na sede da JMJ, em Lisboa, onde, acompanhado de D. Manuel Clemente, Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, e António Costa, primeiro-ministro de Portugal, visitou as instalações e esteve com vários dos colaboradores da JMJ.

No domingo, dia 14, o cardeal Parolin presidiu à missa na igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, Paróquia do Parque das Nações, apontando à JMJ Lisboa 2023.

“Amados jovens, sonhai alto, sonhai em grande e que a próxima Jornada Mundial da Juventude possa tornar realidade a esperança de tantos jovens que virão à procura de sentido para as suas vidas, encaminhando para Deus as próprias expectativas”, disse o cardeal Pietro Parolin, numa homilia enviada à Agência ECCLESIA.

Na celebração estiveram presentes D. Américo Aguiar, presidente da Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, e o núncio apostólico em Portugal, D. Ivo Scapolo.

O cardeal Parolin dirigiu-se aos jovens, convidando-os a “refletir sobre o caminho de preparação para a próxima Jornada Mundial da Juventude, que terá lugar em Lisboa”. “Ainda que para a maioria dos jovens este encontro só comece no início do mês de agosto, para cada um de vós, que está ativamente envolvido na sua preparação, já teve início. Já faz parte das vossas orações, do vosso trabalho, da vossa generosidade e do vosso empenho”, referiu aos participantes.

O responsável destacou a importância da oração no caminho de preparação até ao encontro mundial, que vai decorrer de 1 a 6 de agosto. “A Jornada Mundial da Juventude é naturalmente um evento festivo, mas ao mesmo tempo, uma oportunidade de encontro e de partilha com jovens de todo o mundo”, apontou.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES