Vocações |
Presidido por D. Joaquim Mendes
Terço pelas Vocações
<<
1/
>>
Imagem

A semana de 23-30 de abril foi especialmente dedicada à oração pelas Vocações e nessa semana, como habitualmente, o SAV - Setor de Animação Vocacional do Patriarcado de Lisboa promoveu a oração diária do Terço por esta intenção. No dia 25, tivemos a honra de o Terço ter sido orientado por D. Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar de Lisboa, que nos agraciou com as seguintes palavras:

 

“Dou graças a Deus por este momento de oração que fizemos juntos, obedecendo ao mandato de Jesus: «Pedi ao Senhor da Messe que envie vocações para a sua Messe».

Desta expressão de Jesus sublinho, em primeiro lugar, o verbo «pedir», porque as vocações são um dom de Deus, é Ele que chama, consagra e envia.

Não há candidaturas na vida cristã e nos diversos serviços e missões na Igreja. É o Senhor que chama e indica a missão, o nosso lugar na Igreja e no mundo.

Em segundo lugar, a expressão «Senhor da Messe».  A missão não é nossa, é de Deus e situa-se na continuidade da missão de Jesus – “assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós”.

E por último «que envie vocações para a sua messe», que continue a ser grande e a ter poucos trabalhadores.

Por isso rezemos, rezemos intensamente e peçamos ao Senhor que suscite nas famílias «igrejas domésticas», na Igreja «família de famílias» abertura a Deus e ao mistério da vida como vocação e o acolha como dom, um grande dom, como dizia o Fundador dos Salesianos São João Bosco: “Quando um filho ou uma filha deixa a família para obedecer à vocação, Jesus Cristo toma o seu lugar na família”.

Ajudemos os jovens a imaginar a própria vida no horizonte da missão – “para que sou eu”. Esta pergunta conduz a considerar as várias opções de vida na perspetiva do dom de si mesmo e ao discernimento da missão na comunidade e no mundo, a discernir «eu sou uma missão nesta terra, e para isso estou no mundo».

E como não há vocação sem vínculos, este discernimento faz-se a partir do vínculo com a comunidade cristã, que brota da fé e do Batismo, porque “um ser humano sem vínculos”, torna-se “um ser humano sem vocação”.

Juntamente com a oração procuremos criar um ambiente e uma cultura vocacional nas nossas comunidades, acolhendo e acompanhando carinhosamente as crianças e os jovens, para que eles se sintam amados e no amor descubram a beleza da fraternidade e do serviço, que abrem caminho ao dom generoso da vida.”

 

D. Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar de Lisboa

 

____________

Em abril aconteceu!!!

No primeiro fim de semana deste mês, como noticiámos, decorreu o retiro vocacional para os rapazes do 12.º ano e universitários no Seminário de Caparide. Foi um tempo de silêncio e de «Subida ao Monte», em que os rapazes puderam escutar a voz de Deus que fala ao coração de cada um e pela boca da Igreja que chama a uma missão concreta para o serviço dos irmãos.

Por falta de rapazes inscritos, o Pré-Seminário acabou por não realizar o seu Campanário da Páscoa (planeado para os dias 2 a 5 de abril).

Aqui fica o desafio para que todos possamos assumir o nosso papel na pastoral vocacional – o próximo campanário será no Verão: conhecemos algum rapaz que possamos desafiar a participar? Não deixemos de o fazer!

Já no fim de semana da Oitava Pascal (14 a 16 de abril), aconteceu o Estágio da Páscoa, no Seminário de Penafirme, para rapazes do 6º ao 8º ano. Nestes dias, os rapazes foram guiados pelo exemplo de vida cristã de S. Nuno de Santa Maria, que os inspirou a serem bons «soldados» e discípulos de Jesus nos tempos atuais!

 

Estás interessado no Pré-Seminário? Fala connosco!

913 061 647

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES