JMJ Lisboa 2023 |
Cruz peregrina e ícone mariano
Símbolos da JMJ peregrinam por Coimbra
<<
1/
>>
Imagem

Na segunda-feira, dia 17 de abril, a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani peregrinaram nas mãos do COT Mont’alto. Durante a manhã os símbolos visitaram os Lares de Idosos, a Escola Secundária de Arganil, a Unidade Funcional da APPACDM, terminando a manhã com uma paragem na Praça do Município de Arganil. Ao início da tarde, os Símbolos partiram para a Vila de Côja. Durante o período da tarde, visitaram o Lar de Idosos e as localidades de Pisão, levando alegria por vários Lares de Idosos e à EB 2, 3 de Côja. Ao fim da tarde houve momento de oração na Igreja Matriz. Terminada a oração, os símbolos foram transportados pelos Bombeiros Voluntários de Góis e entregues ao COT iN em Góis/Celavisa no recinto da Capela da Nª Sra. da Boa Viagem. Chegados à Praça da República de Góis, deu-se o momento da Bênção dos Capacetes e de seguida partiram para a Lousã.

Depois de uma viagem acompanhados pelos motards dos Clubes de Motards de Lousã, Góis e Vila Nova de Poiares, os símbolos passaram por Condeixa e chegaram até Soure. Na Vila de Soure, os Símbolos visitaram Escolas e entidades como a GNR, o Centro de Saúde e o Lar da Santa Casa da Misericórdia. A tarde foi de festa rija, com um momento festivo no Parque da Várzea com a animação feita por diversos grupos de dança e música. Depois da festa, os Símbolos continuaram a espalhar alegria em cortejo pelas ruas da vila, passando pela Câmara Municipal, pela Junta de Freguesia, pelos Bombeiros, pelo Lar da Santa Casa da Misericórdia e pela APPACDM até chegarem à Igreja Matriz de Soure.

Em Montemor-o-Velho, depois da paragem na Câmara Municipal, a tarde terminou com a Eucaristia de envio dos símbolos presidida por D. Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra, e com a procissão até à estação dos comboios para serem entregues ao próximo COT.

Depois de S. Martinho do Bispo e da participação no Encontro Nacional de Estudantes do Ensino Secundário de Educação Moral e Religiosa Católica na Praça da Canção, onde se deu a vigília de oração com dezenas de jovens, os símbolos continuaram viagem e no sábado visitaram Vila Pouca de Cernache. A primeira paragem foi no Largo de Cernache onde encontraram a animação do Grupo de Cavaquinhos. Durante a manhã, os Símbolos visitaram diversos lares, levando alegria aos utentes.  Depois houve momento de festa com o Grupo de Jovens da Feiteira, os jovens da catequese, as famílias de acolhimento, os voluntários, o rancho, o grupo coral e o coro da igreja. De seguida continuaram a peregrinação visitando as capelas e igrejas vizinhas. Chegados a Antanhol, os Símbolos permaneceram expostos na igreja para um momento de reflexão e de seguida houve almoço convívio no salão com a comunidade. Já durante a tarde, visitaram a Cruz dos Morouços e a casa das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias, para depois serem acolhidos no largo da Rainha Santa pelos jovens da catequese e escuteiros em saída em cortejo para Santa Clara-a-Velha. Ainda durante a tarde, houve o grande encontro e momento de festa no largo de Santa Clara-a-Velha, com atuação do Coimbra Gospel Choir e da Escola de Dança do Colégio Rainha Santa Isabel. Ao fim da tarde os Símbolos partiram para o Encontro Regional São Jorge (CNE), em Montemor-o-Velho, havendo ainda momento para a Via Lucis e procissão de velas. Durante a noite, os jovens permaneceram junto à Cruz Peregrina e ao Ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, em vigília, na Igreja de Almalaguês, onde pernoitaram, aguardando pela grande festa dos 100 dias até à JMJ.

FOTOS: COD Coimbra
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES