JMJ Lisboa 2023 |
Eventos Centrais da JMJ
Ensemble 23 põe jovens a cantar e dançar para o Papa
<<
1/
>>
Imagem

O Ensemble23 consiste num grupo de jovens de todos os “cantos do mundo”, que irão cantar, dançar e representar durante os Eventos Centrais da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023. A Matilde Trocado e o Peu Madureira, que preparam e dirigem o Ensemble23, dão-te a conhecer mais sobre este projeto.

Ao longo das seis semanas anteriores à JMJ Lisboa 2023, os artistas que integrem o Ensemble23 vão estar em residência artística. Estas serão “semanas de muito trabalho e de muitos ensaios com vários artistas e coreógrafos”, revelou Matilde Trocado, que irá ajudar na direção artística do projeto.

Além de mostrar o seu talento a centenas de milhares de jovens, este grupo de artistas “vai emprestar-nos o talento para podermos concretizar aquilo que são as nossas ideias artísticas”, referiu Matilde. Esta acaba por ser também uma oportunidade “a vários níveis” já que “é uma experiência da JMJ tal como ela é”, que permite “conhecer pessoas de todo o mundo e fazer um caminho com elas”, referiu.

O Ensemble23 será também uma forma de juntar várias pessoas com o mesmo amor pelas artes cénicas, “mas de vários sítios do mundo”, o que faz aumentar “perspetivas, horizontes e possibilidades de futuro também”, acrescentou. Já Peu Madureira destacou o facto de esta ser “uma oportunidade única para poder dançar tão próximo do Papa e pôr o nosso talento a render numa coisa tão bonita e num encontro tão extraordinário em Portugal”.

Para poderes integrar o Ensemble23 basta dares o primeiro passo e preencheres o formulário de candidatura. Depois passarás por um processo de seleção com várias etapas. Mas, para além de saberes cantar e, principalmente, dançar, só precisas de ter “uma grande vontade de partilhar com outros esta experiência da fé e esta experiência artística”, destacou Peu.

Se gostavas de pôr o teu talento ao serviço da JMJ Lisboa 2023, Matilde Trocado deixa-te um convite: “vem, porque queremos muito trabalhar contigo!”. Referiu ainda o grande entusiasmo que toda a equipa do Ensemble23 deposita nesta iniciativa, “estamos muito motivados e com muita vontade, queremos que se juntem a nós”, referiu.

Encontra-se a decorrer até 30 de abril a segunda fase de candidaturas nacionais e internacionais para o Ensemble23. Após demonstração de interesse em fazer parte desta iniciativa, serás contactado pelo departamento de Pastoral e Eventos que irá fornecer, via correio eletrónico, mais informações sobre o processo de candidatura final, o guia de audição e o formulário final para preenchimento.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES