
Este mês partilhamos contigo dois testemunhos de quem está a construir a JMJ nas realidades locais. O COV de Mafra partilha connosco a síntese de um caminho de três anos, e o COP de São Julião da Barra, Oeiras, fala-nos do desafio de chegar às famílias da sua paróquia.
COV de Mafra
A tarefa de ser coordenador do Comité Organizador Vicarial de Mafra é, desde há 3 anos, o maior desafio que Cristo colocou no meu caminho.
Quando o repto me foi feito pelos sacerdotes da Vigararia de Mafra, jamais imaginaria todas as tarefas e missões que seria necessário realizar. Ajudar as paróquias a constituírem os seus Comités Paroquiais, numa fase inicial, e acompanhar o seu trabalho diariamente, desde a sua constituição, fazer a articulação com as entidades locais como a Câmara Municipal e Juntas de Freguesia, fomentar a angariação de Espaços Coletivos, Voluntários e Famílias de Acolhimento, ao passo que ia sendo constituída o Comité Organizador Vicarial, são algumas das responsabilidades que me foram atribuídas.
Acompanhando as paróquias da Vigararia de Mafra e fazendo a ponte com o Comité Organizador Diocesano possibilita, para além das responsabilidades, a oportunidade única de ver crescer uma nova dinâmica pastoral, tanto nas Paróquias, como na Vigararia ou na Diocese, que permite reinventar a forma de ser Igreja, chegando a cada vez mais pessoas, e abrindo a nossa realidade habitual a uma visão de Igreja alargada ao Mundo. E que grande Graça esta.
texto por Tiago Póvoa, Coordenador do COV de Mafra
COP de São Julião da Barra
Encontramo-nos num frenesim para reunir as melhores condições para os peregrinos. Queremos assegurar que eles vivem o que Portugal tem de melhor, as nossas famílias.
Para isto, temos falado nas missas motivando a inscrição das famílias de acolhimento. Já temos um jingle para estes momentos e tudo! Para além disto tivemos reuniões de esclarecimento de dúvidas e criámos um “termómetro das famílias” que vai “aquecendo” até atingir o nosso objetivo de 150 famílias, já vamos em 80. A maior ajuda, tem sido o nosso pároco, que é incansável a motivar a comunidade a aceitar este enorme desafio. Paciência é a chave.
Sentimos que é mais fácil chegar às famílias que já acolheram ou foram acolhidas noutras situações, mas estamos a criar dinâmicas que motivem o sentido de compromisso. Depois da Páscoa a cruz JMJ da nossa paróquia vai passar por casa de cada família de acolhimento.
Não descurando a oração, entregamos esta missão ao Pai e a Maria, desta forma sabemos que estamos em boas mãos.
texto por João Sacadura, Coordenador do COP de São Julião da Barra
____________
Sessões de Esclarecimento - Inscrição JMJ
O COD Lisboa promove duas Sessões de Esclarecimento para responsáveis de grupo sobre a inscrição de Peregrinos na JMJ.
Estas sessões destinam-se a catequistas, responsáveis Say Yes, animadores de grupos de jovens e a todos os que estão a organizar grupos para participar na JMJ Lisboa 2023.
Não sabes como inscrever o teu grupo? Tens questões sobre a plataforma? Andas às voltas com os pagamentos?
O nosso objectivo é esclarecer essas e outras dúvidas que tenhas sobre o processo de inscrição de peregrinos na JMJ!
As duas sessões acontecerão nos dias:
13 de Abril às 21:30H
22 de Abril às 10:00H
Inscreve-te aqui e receberás o link para a sessão online por email: https://forms.gle/bfirJHsMuqaaLxFaA
____________
Site
Está de novo online o nosso site onde podes encontrar as nossas actividades, itinerários de encontros de grupos de jovens e um pouco sobre a nossa equipa. https://juventude.patriarcado-lisboa.pt