Juventude |
Testemunho
“Ser Família de Acolhimento de Peregrinos”
<<
1/
>>
Imagem

Já pensou em acolher alguns jovens em sua casa, durante a Jornada Mundial da Juventude, em Agosto próximo?

Tenho participado em algumas atividades de preparação, como voluntário, e uma das coisas que me levou a aproximar-me da JMJ Lisboa 2023, foi a recordação da experiência de ser acolhido por famílias. Na verdade, nunca fui a umas Jornadas Mundiais mas, quando jovem, tive oportunidade de participar por duas vezes nos Encontros da Comunidade de Taizé – que se realizam, há mais de 45 anos, no período a seguir ao Natal – e de ser acolhido em famílias. Fiquei uma vez numa família em Barcelona e outra vez, em Londres, com mais 2 jovens, em casa de uma senhora idosa que nos recebeu muito bem.

E sei que muitos jovens que têm participado nas JMJ em tantos países valorizam muito essa experiência de ficar alojado em casa das famílias durante a Jornada. Ainda recentemente ouvi alguns belíssimos testemunhos durante um concerto, organizado na paróquia para contar a história das JMJ, através dos hinos de cada Jornada e das histórias de pessoas que nelas participaram.

Em família, nós próprios acolhemos duas jovens da Polónia durante o Encontro Europeu de Taizé em Lisboa, a seguir ao Natal de 2004, já lá vão 18 anos, mas recordamos muitas vezes como foi fantástica essa experiência, para nós e nossos filhos, mesmo sendo eles muito pequenos na altura. E embora com alguma dificuldade em falar com as duas jovens, a comunicação foi sempre possível.

Claro que os jovens que não puderem ficar em famílias terão de ficar em escolas, pavilhões desportivos e outros alojamentos colectivos. Mas a JMJ Lisboa 2023 conta convosco: lembrem-se que basta ter um espaço para dois ou mais jovens colocarem os seus sacos-cama, ter uma casa de banho e dar o pequeno-almoço. Este acolhimento será certamente um sinal e uma experiência da universalidade da Igreja.

Para se inscreverem ou para se informarem, falem com os jovens do comité organizador paroquial (COP) na vossa paróquia. Ou directamente no site da JMJ. E se tiverem familiares, vizinhos ou amigos, que gostassem de acolher dois ou mais jovens (estrangeiros ou de outras regiões de Portugal), digam-lhes que também podem inscrever- se para viver esta experiência na primeira semana de Agosto próximo, mesmo que não sejam “praticantes”. Desde Santarém até Setúbal todas as famílias são bem vindas.

Ah, e outra coisa, peço que não se assustem se o formulário de inscrição tiver muitas perguntas... as respostas são simples e destinam-se apenas a ajudar a encontrar a família mais adequada a cada grupo de jovens.

Então, vai pensar em inscrever-se como família de acolhimento para a JMJ?

texto por família Casanova

 

_____________


25 de Março - 21:30 – Mosteiro dos Jerónimos

VIGÍLIA JMJ LISBOA 2023

Junta-te aos jovens das outras dioceses de acolhimento, Setúbal e Santarém, para a vigília de oração pela JMJ Lisboa 2023 no Mosteiro dos Jerónimos.

A Vigília JMJ, acontecerá por todo o país, no dia 25 de Março, que é também dia da Anunciação do Senhor. Por isso será centrada na exclamação de Maria: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”, que foi tema da JMJ Panamá 2019.

As Dioceses de Lisboa, Santarém e Setúbal vão juntar-se para rezar no Mosteiro dos Jerónimos, em Belém, a partir das 21:30. Haverá tempo para ouvir a palavra de Deus, para a adoração e para apresentar as nossas preces. No final haverá um chá quente para todos se poderem encontrar e reencontrar.

Esta Vigília é organizada pelos Comités Organizadores (COD) de cada diocese, para rezar pelos jovens, pela Jornada Mundial da Juventude, pelos seus frutos, pela sua preparação. Ao juntar as três Dioceses de Acolhimento no Mosteiro dos Jerónimos, o objectivo é criar comunhão entre os três COD e preparar na oração a chegada dos peregrinos que serão recebidos em Santarém, Lisboa e Setúbal. O Mosteiro dos Jerónimos é um local muito significativo para a JMJ Lisboa 2023 porque de 1 a 6 de Agosto de 2023, ali perto, estará a Cidade da Alegria - a feira vocacional e o parque do perdão.

 

_____________


CALENDÁRIO

  • Vigília de oração - 25 de Março - 21:30 – Mosteiro dos Jerónimos
  • Late Night JMJ – Nove às 9, Patronos JMJ - 15 de Abril - 21:30 Sede do COD
  • Hora JMJ – 23 de Abril - 20:23 – Em cada paróquia
  • A noite abre os meus olhos: Adoração no Mosteiro de Clarissas da Estrela das 21:30h às 7:30h – 5 de Maio
  • Late Night JMJ – Nove às 9, Patronos JMJ - 20 de Maio - 21:30 Sede do COD
  • Vigília de Pentecostes - 27 de Maio
  • Terço JMJ - 24 de Junho
  • Peregrinação dos símbolos - 30 de Junho a 23 de Julho
  • Todas as primeiras sextas feiras de cada mês - Clarissas da Estrela - A noite abre os meus olhos

 

Sede do COD Lisboa

A sede do COD Lisboa é a casa de todos os jovens, é por isso a tua casa! Podes vir durante a semana, de segunda a sábado das 10h às 21h30. Aqui podes estudar, trabalhar, reunir, conversar, rezar...é só aparecer, estará sempre alguém para te receber.  

 

Welcome JMJ

Se quiseres visitar a sede da JMJ com o teu grupo e saber mais sobre a Jornada, inscreve-te para um Welcome JMJ através de lisboa@lisboa2023.org

É só propor uma data e posteriormente alguém entrará em contacto contigo para confirmar a data da visita. 

 

A Noite Abre os meus olhos

Todas as primeiras sextas feiras de cada mês, das 21H30 às 7H30- A noite abre os meus olhos: Noite de Oração em Adoração no Mosteiro do Imaculado Coração de Maria, das Irmãs Clarissas, na Estrela.

 

Temos algumas actividades durante a semana na sede:  

Aulas de Guitarra

Se quiseres aprender a tocar guitarra aparece segunda-feira às 18h30, temos aulas abertas a todos...traz a tua guitarra e aparece! 

Missa à Quinta Feira

Celebramos missa todas as quintas-feiras, às 19h30! É só aparecer. 

Late Night JMJ

No Late Night – 9 às nove ficarás a saber mais sobre um dos patronos da JMJ. Os próximos Late Night serão: 15 de abril e 20 de maio.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES