Vocações |
Quaresma
É este o tempo favorável!
<<
1/
>>
Imagem

A Homilia do Papa Francisco na Quarta-Feira de Cinzas deste ano, início do tempo quaresmal, começa com a frase do Apóstolo S. Paulo na Segunda Carta aos Coríntios: «É este o tempo favorável, é este o dia da salvação» (2 Cor 6, 2).

Assim nos lembra que a Quaresma, tempo de oração, jejum e esmola, é “o tempo favorável para nos convertermos, começando por mudar a visão que temos de nós mesmos no nosso íntimo: quantas desatenções e superficialidades nos distraem daquilo que conta, quantas vezes nos concentramos nos nossos gostos ou naquilo de que carecemos, distanciando-nos do centro do coração, esquecendo-nos de abraçar o sentido da nossa presença no mundo.”

É, por isso mesmo, um tempo especialmente favorável para o discernimento vocacional, neste caminho de preparação para a celebração da Páscoa. De facto, a oração meditada sobre a vida de Jesus proporciona a meditação pessoal da vocação, ou seja, do chamamento que Deus faz a cada um de nós.

Os 40 dias da Quaresma podem ser uma excelente oportunidade para um retiro pessoal vocacional, sendo o caminho vocacional camiliano um bom roteiro neste sentido ao propor 4 etapas: Entrega, Deserto, Oração e Escolha.

A Entrega, a exemplo da Virgem Maria, traduz-se na decisão de dizer “Sim” a Deus. Como todas as decisões, tem uma vertente de renúncia; neste caso, de renúncia a tudo aquilo que nos afasta de Deus. Implica tomar a nossa cruz e seguir Jesus.

O Deserto, como definiu o Papa Francisco na audiência de Quarta-Feira de dia 26 de fevereiro de 2020, “é um momento privilegiado para escutar a voz de Deus, conhecer-nos mais e consequentemente abrir-nos mais ao próximo”. Na Quaresma “somos convidados a entrar no deserto, espiritualmente falando, saindo da rumorosa confusão diária feita de palavras vazias para escutar outra Palavra, a palavra de Deus, que como um murmúrio suave nos acaricia o coração”.

Uma das melhores formas de Rezar através da Palavra de Deus é através da leitura orante (lectio divina) da Bíblia, em particular meditando com as leituras da liturgia diária sobre o chamamento ao qual o Senhor te chama. Este tipo de oração é composto por 4 degraus: leitura da passagem bíblica enquanto “escuta” da Palavra de Deus, meditação sobre essa mesma Palavra na realidade específica de cada um, oração enquanto diálogo com Deus, e contemplação em oração muda e silenciosa para que Deus possa agir no coração de cada um.

A Escolha da vocação decorre, com a ajuda do Espírito Santo, deste processo de permanente diálogo com Deus.

Umas das principais práticas quaresmais é a participação na Via Sacra; a da nossa Diocese teve lugar no passado dia 24 de fevereiro. Damos Graças a Deus pelas 5 mil pessoas de congregações, movimentos e paróquias que se juntaram ao Senhor Patriarca de Lisboa neste momento de oração.

 

________________


Aconteceu em fevereiro!!!

O mês que passou foi marcado pela festa e pelo silêncio que se abre à escuta. Pela festa, própria do Carnaval, e pelo silêncio, próprio da Quaresma, tempo excelente de escuta da Palavra e de conversão do coração. Assim foi também no Pré-Seminário de Lisboa.

No fim de semana de 11 e 12 de fevereiro, aconteceu o Mini-Estágio de Carnaval, no Seminário de Penafirme. O grupo dos Zaqueus (6º, 7º e 8º ano) continuou, como aponta o seu tema anual, «À procura de Cristo» desta vez «com alegria e humor», como refere o Santo Padre na sua Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate, sobre a vocação à santidade. Foi um fim de semana de escuta e procura das «alegrias» do mundo e da sua pobreza quando não se abrem à verdadeira Alegria: a que vem da Santidade de Deus. Também houve tempo para um belo jogo noturno que reforçou a tónica carnavalesca do nosso Mini-Estágio.

Nesse mesmo Domingo, dia 12, os Companheiros de S. Paulo (12º ano e Universitários) também tiveram o seu encontro no Seminário de Caparide. Com o tema «Levanta-te e ama!», guiados pela figura de S. João Bosco, os Pré-Seminaristas puderam aprofundar a sua vocação a viver por Amor. Neste encontro, fomos aprendendo a distinguir o Verdadeiro Amor de Deus, que se revela ao máximo na Cruz de Jesus, de tantas outras propostas que surgem na vida e que, parecendo amor, não o são.

Na semana seguinte, de dia 18 a 20 de fevereiro, foi a vez dos Companheiros de S. Tiago e S. Pedro (9º, 10º e 11º ano) participarem no seu encontro de Carnaval. A primeira parte do encontro (dias 18 e 19) foi marcada por um clima animado e descontraído de passeio. Entre Montemor-o-Novo e Évora, não faltaram as visitas culturais, o futebol e, também, os tempos para a oração comunitária, como a Liturgia das Horas e a Eucaristia. No último dia, partimos de Évora para Borba, onde começámos uma pequena peregrinação até ao Santuário de Nª Senhora da Conceição, em Vila Viçosa. Durante o caminho, os Pré-Seminaristas puderam escutar o Senhor, aprofundar e partilhar sobre a sua vocação e o seu caminho no Pré.

No fim do mês, os animadores do Pré-Seminário continuaram as suas visitas às paróquias da nossa Diocese. Nos dias 25 e 26, foi a vez das paróquias de Alcobaça e Vestiaria ficarem a rezar por nós, conhecendo um pouco melhor a nossa missão.

 

Próximas datas:

- Retiro Vocacional no Seminário de Caparide (rapazes do 12º ano e Universitários) – 31 de março a 2 de abril

- Campanário da Páscoa no Seminário de Penafirme (rapazes do 9º, 10º e 11º ano) – 2 a 5 de abril

- Estágio da Páscoa no Seminário de Penafirme (rapazes do 6º, 7º e 8º ano) – 14 a 16 de abril (começa sexta à noite)

 

Estás interessado no Pré-Seminário? Fala connosco!

913 061 647

Redes sociais: preseminario.lisboa

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES