Vocações |
Semana do Consagrado
Um dom para a Igreja
<<
1/
>>
Imagem

Começámos o ano com a Semana do Consagrado, que decorreu entre 26 de janeiro e 2 de fevereiro. O tema escolhido pela CIRP-Conferência dos Institutos Religiosos Portugueses para a Vigília de Oração acompanha o lema do próximo Jubileu 2025: “Peregrinos da Esperança”, pois nesta semana “somos convidados a levantarmo-nos apressadamente para ir ao encontro dos outros (2023) a celebrar a grande “sinfonia da oração” (2024) e a ser peregrinos da esperança, rumo ao ano jubilar 2025”.

 

O Dia do Consagrado celebra-se na festa da Apresentação do Senhor, dia 2 de fevereiro, sendo que em Portugal, desde 2007, esta intenção acompanha toda a semana que o antecede. A primeira celebração do Dia do Consagrado foi instituída por São João Paulo II, em 1997. Na sua Mensagem de dia 6 de janeiro, o Papa referia que esta iniciativa “pretende ajudar a Igreja inteira a valorizar sempre mais o testemunho das pessoas que escolheram seguir a Cristo mais de perto, mediante a prática dos conselhos evangélicos e, ao mesmo tempo, quer ser para as pessoas consagradas uma ocasião propícia para renovar os propósitos e reavivar os sentimentos, que devem inspirar a sua doação ao Senhor.”

Associando-se à Igreja Universal, o SAV promoveu ao longo de toda a semana a oração do Terço on-line pelos Consagrados, juntando numa só voz as Congregações, os Animadores Vocacionais e todos os fiéis que connosco rezaram por este maravilhoso dom para a Igreja. Rezámos por todos os Consagrados e, em particular, pelas intenções que as Irmãs e os Irmãos nos fizeram chegar. As meditações que acompanharam esta oração foram extraídas do livro “Ser Igreja, Ser na Igreja” do Padre José Miguel Pereira.

Este ano, a Missa da festa litúrgica da Apresentação do Senhor e Dia Mundial da Vida Consagrada foi celebrada pelo Cardeal D. João Braz de Aviz uma vez que o Papa Francisco se encontra em viagem apostólica em África. O prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica (Santa Sé) fez referência ao caminho sinodal em curso salientando o facto de a Igreja ser chamada a “alargar a tenda”, ou seja, a dar novo ânimo à ação missionária.

Refere, ainda, que o ponto central desta vocação específica, que “em todas as partes do mundo” é ser “chamada a dar testemunho do Evangelho, cuidando dos mais frágeis, daqueles que são vítimas da injustiça e das desigualdades sociais, fazendo gestos de solidariedade, comprometendo-se a construir um futuro de paz e um mundo no qual todos possam se reconhecer como irmãos e irmãs”.

 

__________

Aconteceu em janeiro!!!

Deus não cessa de chamar através de pessoas e vidas concretas. E, graças a Ele, o Pré-Seminário pôde viver mais um mês cheio de atividades vocacionais.

No Domingo, dia 8, os Companheiros de S. Paulo (12º ano e universitários) tiveram o seu encontro de formação no Seminário de Caparide. Guiados por S. Vicente, padroeiro do Patriarcado de Lisboa, aprofundaram a realidade do martírio (presente na vida deste santo) enquanto verdadeiro testemunho apaixonado por Cristo.

No fim de semana seguinte, foi a vez dos Zaqueus (6º ao 8º anos) e dos Companheiros de S. Tiago e S. Pedro (9º ao 11º anos) terem as suas atividades, no Seminário de Penafirme. Os mais novos rezaram e escutaram o desafio a procurar Cristo em família, descobrindo como é que em suas casas, com os seus pais e irmãos, podem deixar que Jesus entre e habite. Os mais velhos andaram à descoberta das sedes do mundo e da verdadeira Fonte que as sacia: Deus.

Nos dois fins-de-semana seguintes, os animadores do Pré-Seminário visitaram algumas paróquias da nossa Diocese, estando presentes nas catequeses e nas celebrações da Eucaristia (dias 21 e 22, na paróquia de S. João de Deus; dias 29 e 30 nas paróquias da Merceana, Aldeia Galega e Palhacana). Tiveram, assim, a oportunidade de relembrar esta realidade tão importante da vida cristã que é a vocação, e de despertar para as atividades do Pré-Seminário, direcionadas para rapazes do Patriarcado.

 

Próximas datas:

12 de fevereiro – Encontro de Domingo (12º ano e Universitários) – Seminário de Caparide

 

Estás interessado no Pré-Seminário? Fala connosco!

913 061 647

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES