Uma semana com... um padre |
Padre Nuno Tavares: Das paróquias à formação
<<
1/
>>
Imagem
Depois de ter estado em seis paróquias, o padre Nuno Tavares tem agora uma nova missão: é o secretário do recém-criado Instituto Diocesano da Formação Cristã e partilhou a sua semana no blogue “Uma semana com… um padre”.

No sábado, dia 17 de Abril, começava um novo curso promovido pelo Instituto Diocesano da Formação Cristã: Acolhimento Pastoral e Serviços Paroquiais. “O Pe. Paulo Franco estará com aqueles que, para os párocos, são insubstituíveis, mas muitas vezes pouco compreendidos: não têm tarefa fácil, e a dureza que incarnam é sobretudo uma tentativa de protegerem os párocos de solicitações menos justificadas… Sentimos que podemos promover um melhor serviço a quem se aproxima”. Nem a propósito, neste mesmo dia o padre Nuno teve um acolhimento com uma candidata a madrinha na preparação de um Baptismo: “A fé cristã não se impõe a ninguém: Não creio que ser padrinho ou madrinha de Baptismo possa servir como ocasião para ‘forçar’ alguma coisa. Mas sei que é uma óptima oportunidade para provocar a reflexão”.

Domingo foi dia de recordar as terras por onde passou. “Depois de 3 anos em Olivais Sul como coadjutor, fui pároco em S. Gregório, Landal e A-dos-Francos (3 pequenas Aldeias na zona de Caldas da Rainha), depois pároco em Nossa Senhora dos Navegantes (Expo), a que se seguiu a paróquia de Santos-o-Velho e finalmente estas nomeações actuais [Vigário paroquial (coadjutor) da Lapa, Santa Isabel e São Mamede].  Se por um lado sinto que não acompanhei o crescimento a médio-longo prazo daqueles com quem estive, por outro lado a experiência que tenho da Igreja de Lisboa é rica na diversidade”.

Na segunda-feira, 19 de Abril, completava-se 5 anos da eleição de Bento XVI. “Ontem vi um pequeno excerto do programa 70x7 que, a preparar a vinda do Santo Padre, apresentou uma peça acerca do seu perfil. E reparei que é um óptimo exemplo para compreender uma das particularidades da Vocação”. Saiba qual em http://umasemanacom.blogspot.com.

Na terça-feira, a propósito de uma história – “o nosso Vigário contou uma história bem divertida: o ambiente era uma celebração litúrgica, muito solene, com todos os requisitos, inclusive o incenso. Então, uma criança procurou saber o ‘para quê do incenso’. Explicaram-lhe que era oferta para Deus. Ele perguntou: ‘E têm a certeza que Ele gosta disso?’” – uma reflexão: “Faz-me falta quem, ao longo do meu dia, me vá perguntando se tenho a certeza de que Deus gosta do que vou escolhendo para lhe oferecer”.

Na quarta-feira, dia 21 de Abril, o padre Nuno Tavares recordou o dia em que foi instituído leitor. Conheça a história no blogue “Uma semana com… um padre”. Quinta-feira, o perdão: “O sacramento da Confissão é a mais bela porta para se entrar na Eucaristia”.

O último dia da semana, sexta-feira, dia 23 de Abril, foi aproveitado para falar da sua mais recente missão: “O Instituto Diocesano da Formação Cristã está em pleno neste seu primeiro ano de existência. É um projecto que nasce de um desejo do Senhor Patriarca. Não é mais uma escola ou lugar de formação, não é promover mais ofertas formativas. É sim um sonho audacioso. Começa por se edificar sobre uma herança riquíssima: é composto pela Escola de Leigos (no 21º ano de funcionamento), pela Formação a Distância, pela Escola Diocesana de Música Sacra, pela Escola de Oração de S. José e pelo Centro de Estudos Pastorais. (…) Estamos a criar um site. Para já, temos um mail: idfc@patriarcado-lisboa.pt. É aqui que, por agora, estou ao vosso serviço”.

Comentários e opiniões:

“Gostei de rever o Pe. Nuno Tavares. A ele devo o meu reencontro com Deus e com a Igreja. As suas qualidades humanas e a sua orientação espiritual ajudaram-me a ultrapassar uma fase difícil da minha vida.”

Maria Antónia Santos (Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes do Parque das Nações)

 

Boa Tarde Padre Nuno! Depois de tantos afazeres, ainda tem disponibilidade para Celebrar nas Irmãzinhas dos Pobres... Deve ser muito difícil tratar de 100 utentes sem apoios do estado.”

Vidantas da Lapa/Estrela

 

“Leio sempre com o maior interesse na VV a última página sobre “Uma semana com… um Padre” (e tal como também todas as outras páginas). Nunca acedi ao site. Porque será que precisamente hoje, talvez no seu último dia de acesso e eu quase a desligar o computador, como que ‘tropeço’ e dou com os olhos no meu bom Padre Nuno? Há coisas que só Deus sabe”

Victor Cabrita (Santos-o-Velho, Lisboa)

 

“P. Nuno, obrigado por nos garantir todos os dias a celebração da missa da 8. Não deve ser fácil manter a assiduidade a uma missa tão madrugadoura, para quem tem (como se percebe pelos anteriores posts) uma vida tão atarefada.”

Pedro Corrêa d'Oliveira

 

“O Instituto Diocesano de Formação Cristã, embora esteja no seu início já deu provas de um bom trabalho. Eu já participei no ‘Curso da Leitura Crente’ e posso dizer que tem sido uma formação de qualidade”

Ir. Virgínia / Paróquia da Lapa

 

Todas as partilhas do padre Nuno Tavares

http://umasemanacom.blogspot.com/search/label/Pe.%20Nuno%20Tavares

Diogo Paiva Brandão
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES