JMJ Lisboa 2023 |
A preparação para o grande encontro
O ano de 2022 a caminho da JMJ Lisboa 2023
<<
1/
>>
Imagem

Chegámos a 2023, o ano da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023! No entanto, a preparação para este grande encontro já começou há algum tempo e, ao longo do último ano, foram vários os momentos marcantes no decorrer desta caminhada. Hoje convidamos-te a relembrar, connosco, alguns dos momentos de preparação para a JMJ Lisboa 2023, no ano de 2022.

 

Conheceram-se os Patronos da JMJ Lisboa 2023

Foi no dia 18 de maio que se ficaram a conhecer os 13 Patronos da JMJ Lisboa 2023: São João Paulo II, São João Bosco, São Vicente, Santo António, São Bartolomeu dos Mártires, São João de Brito, Beata Joana de Portugal, Beato João Fernandes, Beata Maria Clara do Menino Jesus, Beato Pier Giorgio Frassati, Beato Marcel Callo, Beato Chiara Badano e Beato Carlo Acutis.

 

Abriram as inscrições

Com o aproximar da JMJ Lisboa 2023, o Papa Francisco inscreveu-se na JMJ Lisboa 2023, a 23 de outubro, no decorrer da recitação do Angelus na Praça São Pedro, no Vaticano. Este momento marcou o início das inscrições para este grande encontro de jovens com o Papa, que acontecerá em Lisboa, em agosto de 2023.

Dois dias após a abertura das inscrições, o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, visitou a sede do Comité Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, tendo também submetido a sua inscrição como peregrino.

 

Lançou-se a primeira campanha de rua

No dia 1 de agosto de 2022, a um ano do maior encontro de jovens com o Papa, a Fundação JMJ Lisboa 2023 lançou a primeira campanha de rua, que se centrou na figura do Papa Francisco, sob o mote “Vemo-nos em agosto de 2023!”.

No início do mês de novembro, logo após a abertura das inscrições, foi também lançada a campanha “A Jornada Mundial da Juventude é para ti”. Aqui, os protagonistas foram jovens, que dirigiram o convite para a inscrição na JMJ Lisboa 2023 aos jovens de todo o mundo.

E no início de dezembro, foi para o ar a campanha “A Jornada Mundial da Juventude precisa de ti”, dirigida a todos os que queiram ser voluntários.

 

O Comité Organizador Local visitou países da CPLP

Com o objetivo de levar a JMJ Lisboa 2023 aos jovens de outras partes do mundo, o Comité Organizador Local (COL) protagonizou diversas viagens a países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Em setembro, uma comitiva do COL visitou o Brasil. Já nos meses de novembro e dezembro, a organização da JMJ Lisbo 2023 viajou até Angola, onde participaram na Jornada Nacional da Juventude, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Timor-Leste.

 

Realizou-se o Encontro Preparatório Internacional em Fátima

Em outubro, entre os dias 16 e 19, o COL e o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida promoveram um Encontro entre a organização da JMJ Lisboa 2023, representantes das Conferências Episcopais e da pastoral juvenil de todo o mundo, movimentos eclesiais e congregações religiosas.

O Encontro realizou-se em Fátima, com mais de 280 participantes, representantes de 180 países.

 

Começaram os ensaios presenciais do Coro da JMJ Lisboa 2023

O coro da JMJ Lisboa 2023 teve o seu primeiro ensaio nos dias 23 e 24 de julho. Este foi o primeiro encontro presencial entre os seus integrantes, que representam 18 Dioceses portuguesas.

 

Realizaram-se os primeiros Boot Camps para Chefes de Equipa

No âmbito da preparação e formação dos voluntários, em 2022, tiveram lugar, na sede do Comité Organizador Local, os primeiros Boot Camps para chefes de equipa.

O primeiro Boot Camp realizou-se em julho, nos dias 5, 7 e 9. Já o segundo, decorreu nos dias 17 e 24 de setembro. 

 

Os Símbolos da JMJ continuaram a sua peregrinação

A Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani continuaram a percorrer as Dioceses portuguesas ao longo do ano de 2022. Até ao momento, os Símbolos da JMJ visitaram já 16 Dioceses, encontrando-se agora na Diocese de Viana do Castelo. De destacar também a presença dos Símbolos na Peregrinação Europeia de Jovens em Santiago de Compostela no mês de agosto.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES