Pela sua Saúde |
Boletim médico #14
Como fazer escolhas mais saudáveis este Natal?
<<
1/
>>
Imagem

Estamos em plena época natalícia, e já sem as restrições dos anos anteriores! Voltaram os jantares de Natal com amigos, e os planos para refeições em família no Natal e no Ano Novo. Para quem se preocupa em manter uma alimentação saudável ou procura perder peso, esta época é um verdadeiro desafio, e as preocupações com o que comemos são uma constante.

É um facto que as iguarias natalícias são densamente energéticas, à custa da elevada quantidade de açúcares e gorduras usados na sua preparação, e quando “estar na época natalícia” é desculpa para o consumo alimentar desregrado, o peso pode aumentar entre 2 Kg a 4 Kg, tendo em consideração que num único almoço ou jantar se pode consumir o dobro das necessidades energéticas diárias!

Quem se preocupa em manter uma alimentação mais saudável, e principalmente quem tem problemas de peso, esta época pode ser uma tortura, pois a autodisciplina é levada o limite! E quando se cede, o sentimento de culpa aparece. Por isso, a melhor estratégia para aliviar o peso na consciência na época natalícia é manter uma alimentação saudável ao longo do ano. Se assim for, e com alguns cuidados adicionais, certamente o Natal manter-se-á saudável! Por exemplo:

- nos convívios com amigos ou colegas de trabalho, ou mesmo nas refeições com a família, manter a água na mesa e diminuir o consumo de bebidas alcoólicas ou refrigerantes; selecionar apenas um petisco como entrada, e não esquecer a sopa de legumes e a presença de hortícolas no prato principal; servir-se apenas uma única vez e, por fim, escolher uma só sobremesa para terminar a refeição.

- nas refeições em casa ou na casa de familiares, combinar os petiscos e sobremesas que cada um pode trazer, preparando apenas o necessário; no fim, procurar distribuir o que sobra, ou congelar para outros momentos. É importante referir que as iguarias preparadas em casa são, por norma, mais saudáveis, podendo ser ótimos momentos para envolver a família.

- recorrer a receitas menos calóricas alternativas às tradicionais, desde substituir a fritura pelo forno na preparação de rabanadas, diminuir a quantidade de açúcar utilizado na receita ou substituir por adoçante (pelo menos em parte), reduzir a quantidade de óleos e manteigas nas receitas ou recorrer às versões magras/light, ou substituir os lácteos gordos (leite, natas, leite condensado, etc.) pelas versões light.

De lembrar que não há “doçaria” saudável: se pesquisarmos receitas saudáveis na internet, o que se encontra são essencialmente receitas comuns em que alguns ingredientes são substituídos por outros equivalentes ditos “mais saudáveis”, mas que nem sempre resultam em diminuição do valor calórico.

O melhor mesmo é comer pouco, seja das versões tradicionais, seja das versões “mais saudáveis” e, doce por doce, porque não incluir a fruta na mesa de Natal? Por fim, aproveitar estes momentos de convívio com amigos ou familiares para nos mexermos mais: que tal um pouco de dança ou um passeio a pé?

 

Ana Isabel Ferreira
Nutricionista do Hospital CUF Viseu

A OPINIÃO DE
Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Há anos, Umberto Eco perguntava: o que faria Tomás de Aquino se vivesse nos dias de hoje? Aperceber-se-ia...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Já lá vai o tempo em que por muitos cantos das nossas cidades e vilas se viam bandeiras azuis e amarelas...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES