Vocações |
Madre Clara do Menino Jesus
Uma Luz no Mundo
<<
1/
>>
Imagem

Os Patronos da JMJ Lisboa 2023 foram escolhidas entre “mulheres, homens e jovens” que, segundo o Cardeal-Patriarca de Lisboa, “demonstraram que a vida de Cristo preenche e salva a juventude de sempre”.

Tal como referem as Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição sobre a sua Fundadora, a Beata Maria Clara do Menino Jesus, um dos 13 Patronos da JMJ, era uma jovem aristocrata nascida nos arredores da capital que, tendo ficado órfã muito cedo, decidiu ser “mãe” dos desamparados. Numa altura, julho de 1871, em que tal era oficialmente proibido, conseguiu fundar uma congregação religiosa dedicada a essa causa. Até falecer, em 1899, ultrapassou todas as oposições, repetindo: «Onde é preciso fazer o bem, que se faça!»

A Irmã Maria Clara do Menino Jesus faleceu a 01 de dezembro de 1899, dia da sua festa litúrgica, e foi beatificada a 21 de maio de 2011.

Segundo nos refere a Ir. Rosa Helena, no seu livro “Maria Clara do Menino Jesus – sua gente e sua obra”, o chamamento à vocação específica da Madre Maria Clara foi feito, num dia desconhecido, quando “a voz do Senhor se fez ouvir, imperiosa e suave, no coração da Irmã Maria Clara, a indicar-lhe a missão que as Hospitaleiras eram chamadas a desempenhar na Igreja e no Mundo: «Escolhi das vossas filhas este fim: Vem em Meu nome para entre os pobres explicar-lhes a Minha Santa Lei e como se deve exercer, para não só Me darem louvor, mas igualmente para saberem como devem viver neste mundo, a fim de conseguirem a salvação eterna.»

De facto, e como salienta a Ir. Ndira no Boletim Trimestral julho/setembro 2022 da CONFIC - Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, a Madre Maria Clara tem muito a dizer aos jovens pelo exemplo da sua vida evangélica onde se destacou o amor extraordinário a Deus e ao próximo através do dom da Hospitalidade acolhedora, “antídoto eficaz contra preconceitos e exclusividades”.

Reconhecida como sendo a “Irmã dos pobres”, a Beata Maria Clara passou a sua vida a iluminar e a aquecer, sendo este o motivo pelo qual a lamparina é uma das insígnias das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, juntamente com o pão, símbolo da sua doação caritativa.

 

Neste início deste ano Litúrgico, invoquemos a intercessão da Beata Maria Clara para que a luz de Jesus brilhe sempre na nossa vida:

Senhor bom e omnipotente,

que fizestes resplandecer a vossa santidade na vida simples e humilde

da Bem-aventurada Maria Clara do Menino Jesus,

fazei brilhar sobre nós a claridade da vossa luz, para que,

vivendo no espírito das bem-aventuranças,

pratiquemos as obras de misericórdia,

em fidelidade ao santo Evangelho,

e delas seja sinal a JMJ Lisboa 2023.

Por Cristo, nosso Senhor.

Ámen

 

____________


Aconteceu em novembro!!!

Mais um mês se passou e novos encontros do Pré-Seminário de Lisboa.

No dia 6 de novembro, decorreu no Seminário de Caparide o encontro de Domingo com os companheiros de S. Paulo (12º ano e Universitários). Com S. António de Lisboa os Pré-Seminaristas aprofundaram a sua relação com a Palavra de Deus – Jesus Cristo – como o centro de toda a sua vida e, portanto, da sua vocação.

No fim de semana seguinte, os animadores do Pré-Seminário continuaram o seu trabalho de divulgação das atividades e de despertar as comunidades para a realidade da Vocação. Desta vez,  marcaram presença nas paróquias de Tornada, Salir do Porto, Salir de Matos e Coto.

No fim de semana de 19 e 20 de novembro, os Pré-seminaristas do 9º ao 11º anos e os Zaqueus (6º, 7º e 8º anos) tiveram as respetivas atividades, desta vez no Seminário de Caparide e em Oeiras, integrando a Jornada Diocesana da Juventude. Foi um fim de semana para aprofundar como imitar Jesus no dia a dia, sobretudo a virtude da Sua mansidão. Aqui ficam alguns registos fotográficos.

 

No fim de semana passado, foi a vez da paróquia de Nª Senhora do Amparo em Benfica receber os animadores do Pré. Estes marcaram presença nas diversas Eucaristias da comunidade e estiveram à conversa com o grupo de Jovens Radicati in Christo; e ainda tiveram a honra de ser entrevistados para a Rádio Amparo pelo Pároco, Pe Nuno Rosário Fernandes.

 

Vai acontecer

Neste fim de semana, decorre em Caparide o Retiro de Advento para os rapazes do 12º ano e Universitários com o tema “Levanta-te e vive eucaristicamente”, sendo acompanhados pelo exemplo e a intercessão do jovem Beato Carlo Acutis.

 

Quer saber mais sobre o Pré-Seminário? Fale connosco!

913 061 647

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES