JMJ Lisboa 2023 |
Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa
“Só com o contributo de todos vai ser possível acolher os jovens de todo o mundo”, afirma D. José Ornelas
<<
1/
>>
Imagem

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) afirmou no início da Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa, em Fátima, que a edição internacional da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que Lisboa recebe em agosto de 2023, precisa do “contributo de todos”.

“Cada vez mais sentimos que só com o contributo de todos – invocando e acolhendo o Espírito de Deus – vai ser possível acolher, no mesmo Espírito, os jovens de todo o mundo e fazer acontecer o milagre do encontro com Cristo Vivo”, assinalou D. José Ornelas, na abertura da 204.ª Assembleia Plenária da CEP, que decorre até quinta-feira.

Falando das várias iniciativas de preparação que estão em curso, o bispo de Leiria-Fátima indicou que as mesmas não se dirigem apenas aos cristãos, mas pretendem “envolver e contar com a colaboração ativa de quantos se sentem motivados a juntar-se, na variedade das opções religiosas e sociais, para sonhar e lutar por um mundo mais humano para todos”, onde as diferenças “sejam respeitadas e não constituam motivo de segregação, de conflitos e de guerras”.

“Desejamos, antes, que possa afirmar-se no compromisso de cuidar desta terra, dom de Deus e casa comum da humanidade e dos que nela habitam, para que a ninguém falte a liberdade e os meios essenciais para uma vida digna, na justiça e na paz”, prosseguiu.

A JMJ Lisboa 2023, que vai decorrer de 1 a 6 de agosto do próximo ano, foi apresentado como “o maior encontro de jovens a nível mundial”.

 

___________


D. José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, inscreveu o grupo “Bispos de Portugal” na JMJ Lisboa 2023, durante a Assembleia Plenária do episcopado, em Fátima.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES