Juventude |
Jornada Diocesana da Juventude Lisboa 2022, a 19 e 20 de novembro, em Oeiras
Uma pequena JMJ em preparação para a JMJ Lisboa 2023
<<
1/
>>
Imagem

A Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) de Lisboa, 2022, realizar-se-á nos dias 19 e 20 de novembro, em Oeiras.

 

A JDJ é um encontro organizado pelo Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa / COD Lisboa (Comité Organizador Diocesano da JMJ Lisboa 2023), este ano em parceria com os sectores pastorais da Catequese, Família, Universitária e Vocações. Destina-se assim primordialmente aos jovens desde a adolescência, mas também a famílias, havendo este ano propostas específicas para estas.

O convite é dirigido em primeiro lugar pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, para que todos os Jovens de Lisboa se reúnam em Oeiras, para um tempo de encontro, oração, convívio, formação, festa e relançamento do grande encontro na JMJ Lisboa 2023.

O tema desta JDJ é o tema da mensagem do Papa Francisco para XXXVII Jornada Mundial da Juventude 2022-2023: «Maria levantou-se e partiu apressadamente» (Lc 1, 39).

 

O programa inclui 2 dias, com dormida, como se de uma mini-JMJ se tratasse. No primeiro dia, após o acolhimento no Jardim Municipal de Oeiras às 14:30, haverá lugar para workshops, um concerto com os HMB, jantar e uma vigília de oração à qual se associam os seminaristas que serão ordenados este ano. No Domingo de manhã, depois do pequeno-almoço será tempo de os jovens conversarem com o Cardeal-Patriarca de Lisboa. Antes de almoço haverá, na praia de Santo Amaro, um grande gesto de acolhimento aos jovens de todo o mundo para JMJ Lisboa 2023. À tarde, todos se voltarão a reunir no Jardim Municipal de Oeiras para a celebração da Missa da Solenidade de Cristo Rei.

 

Os eventos que terão lugar no Jardim Municipal de Oeiras são de entrada livre, no entanto recomenda-se a todos a inscrição para beneficiar do que esta inclui e para melhorar a organização do evento. O Pacote base inclui um Kit com saco, credencial, T-Shirt e seguro, e tem o custo de 6¤.

 

Sobre a JDJ

Realiza-se desde 2004 e é a celebração diocesana da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontece todos os anos e desde 2021, por pedido do Papa Francisco, passou a acontecer no Domingo de Cristo Rei, o último antes do Advento. É uma celebração da alegria da Fé, com espaço para momentos de partilha e voluntariado, em paralelo com momentos culturais e festa. Todos os anos o Santo Padre publica uma mensagem especialmente para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

A JMJ nasceu por iniciativa do Papa São João Paulo II, após o sucesso do encontro de jovens promovido em Roma em 1985, Ano internacional da Juventude. As edições internacionais da JMJ acontecem aproximadamente de três em três anos e reúnem centenas de milhar de jovens de todo o mundo numa cidade durante uma semana. Por escolha do Papa Francisco, Lisboa será a cidade anfitriã deste encontro em 2023, de 1 a 6 de agosto.

 

As inscrições realizam-se em: https://bit.ly/jdjlisboa2022.

 

_____________

 

 

“Um convite forte, e convicto, para estarem presentes na próxima Jornada Diocesana da Juventude, a 19 e 20 de novembro, em Oeiras, onde eu também estarei – estarei eu e estará o meu colega D. Joaquim – e teremos ocasião, além do encontro, de conversarmos, de celebrarmos. Será uma ótima ocasião para nos revermos e também para nos relançarmos, ainda mais, nesta grande iniciativa, que nos toca a todos, que é a Jornada Mundial da Juventude, já no próximo agosto de 2023. Mas, para já: 19 e 20 de novembro, em Oeiras. Conto com vocês!”

Mensagem vídeo do Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente

 

_____________


Redes sociais do COD Lisboa

Instagram: @cod.lisboa.juventude

Facebook: www.facebook.com/cod.lisboa.juventude

 

Site

https://juventude.patriarcado-lisboa.pt

 

Email

Assuntos JMJ: lisboa@lisboa2023.org

Outros assuntos: juventude@patriarcado-lisboa.pt

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES