Cultura |
Novo livro de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
‘Jornada Segura’ aborda a importância dos seguros nos megaeventos
<<
1/
>>
Imagem

‘Jornada Segura’ é o título do novo livro das autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, que tem como pano de fundo a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, que vai decorrer em agosto do próximo ano.

A obra, da coleção ‘Seguros e Cidadania’ da Associação Portuguesa de Seguradores (APS), foi apresentada durante uma sessão realizada na sede da APS, que contou com a presença das autoras e do presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, D. Américo Aguiar, que conversaram sobre o novo livro com uma turma de alunos do 12.º ano do Colégio São João de Brito, também eles envolvidos na JMJ Lisboa 2023. “O 9.º livro desta coleção aborda a importância da antecipação dos riscos e do papel dos seguros no contexto da realização de eventos públicos de grande dimensão. No caso da JMJ 2023, assume um carácter ímpar tendo em conta o perfil internacional, a dimensão e a imprevisibilidade quanto ao número de participantes – a contabilização das pessoas que participaram só é possível realizar no final do evento. Numa narrativa simples e acessível, aborda o elevado grau de planificação que um megaevento implica e os vários seguros que devem estar associados a este tipo de iniciativa”, salienta um comunicado, explicando ainda a história de ‘Jornada Segura’: “Na trama, o protagonista Valentim é um jovem voluntário envolvido na organização da JMJ 2023, uma função partilhada com a treinadora de ginásio, Vera. Durante o desenrolar do enredo, outras personagens entram em ação como Clotilde – que pensa estar apaixonada por Valentim – e dois estudantes de enfermagem, Rafael e Tomás. Um pequeno incidente durante a apresentação das bandas candidatas a atuar durante a Jornada, revela a necessidade de salvaguardar vários elementos num evento, nomeadamente a segurança do público, dos voluntários, dos funcionários contratados, e dos artistas”.

‘Jornada Segura’ está disponível no site da APS (www.apseguradores.pt/pt/educação-e-cidadania), onde estão ainda uma brochura informativa e uma ficha de leitura para debate em sala de aula.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES