JMJ Lisboa 2023 |
Marcelo Rebelo de Sousa visitou a sede da JMJ
Presidente da República já se inscreveu na JMJ Lisboa 2023
<<
1/
>>
Imagem

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visitou a sede do Comité Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, tendo submetido a sua inscrição como peregrino.

Marcelo Rebelo de Sousa foi recebido por D. Américo Aguiar, Presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, pelo secretário executivo Duarte Ricciardi e pelos jovens que estão a trabalhar na organização da JMJ Lisboa 2023. À chegada, o Presidente destacou que é uma honra para Portugal receber este “encontro da juventude de todo o mundo”. Marcelo não tem dúvidas que a JMJ Lisboa 2023 “vai ser o maior encontro coletivo jamais existente em Portugal”.

O Presidente da República aproveitou esta visita presencial para fazer a sua inscrição enquanto peregrino na plataforma oficial de inscrições. Depois de submeter a sua inscrição, Marcelo deixou o convite a todos: “juntem-se. Marquem esta semana no vosso calendário e avancem”.

Marcelo Rebelo de Sousa visitou as salas de trabalho das diferentes áreas, falou com voluntários, não tendo faltado a “famosa” selfie com o Presidente. Foi também descerrada uma placa evocativa deste momento, com um agradecimento especial a Marcelo Rebelo de Sousa pelo “apoio incondicional desde o sonho”, o sonho de acolhermos em Portugal a Jornada Mundial da Juventude.

Em declarações aos jornalistas, o chefe de Estado afirmou que este “vai ser o maior encontro coletivo” em Portugal.

“É o mundo a vir até nós e nós a irmos até ao mundo”, acrescentou, falando num momento “espetacular” de encontro e celebração.

 

___________


“As jornadas são, cada vez mais, uma atualidade e esta inscrição do Papa dá início solene a esta fase das inscrições, que é preciso que corra bem e com uma certa urgência: temos de evitar a tendência de deixar lá mais para diante. O meu apelo é que, na sequência desta inscrição que o Papa Francisco acaba de fazer, as pessoas não se atrasem a fazer a sua.” (D. Manuel Clemente, Cardeal-Patriarca de Lisboa)

 

“A abertura das inscrições assinala um novo marco para a organização da JMJ Lisboa 2023, em que todos são convidados a participar num encontro internacional que pretende promover a paz, a união e a fraternidade entre os povos e as nações de todo o mundo. Teremos a oportunidade de acolher a juventude do mundo inteiro em Portugal e de lhes proporcionar uma experiência única.” (D. Américo Aguiar, presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023)

 

___________


Como posso fazer a inscrição?

As iniciativas da JMJ Lisboa 2023 têm acesso gratuito para todos. À semelhança do que acontece em todas as Jornadas, o Comité Organizador Local (COL) organiza e disponibiliza opções de pacotes para que os peregrinos se possam inscrever e aceder a um conjunto de serviços, como alojamento, alimentação, transporte e segurança e o kit do peregrino. Quem se pretenda inscrever como peregrino, voluntário, para o Festival da Juventude, para a Feira das Vocações, ou como bispo, poderá fazê-lo a partir da plataforma de inscrições oficial.

Segue as indicações no sítio de internet www.lisboa2023.org

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES