Entrevistas |
Cónego José Miguel Pereira, reitor do Seminário Maior de Cristo Rei dos Olivais
“Alargar envolvimento às famílias e comunidades cristãs”
<<
1/
>>
Imagem

No início da Semana de Oração pelos Seminários (30 de outubro a 6 de novembro), o reitor do Seminário Maior de Cristo Rei dos Olivais garante que o “Seminário não é uma fortaleza fechada e à parte do mundo”, mas “uma realidade rica de densidade espiritual e humana”. Em entrevista ao Jornal VOZ DA VERDADE, o cónego José Miguel Pereira diz acreditar que o ‘Dia Aberto’, neste Domingo, “pode ser marcado por notas de alegria e confiança”.

 

No primeiro dia da Semana dos Seminários, o Seminário dos Olivais vai abrir as suas portas a quem o queira visitar, numa iniciativa semelhante à que decorreu em 2019. O que esta edição do ‘Dia Aberto’ traz de novo?

É sempre marcante a possibilidade de abrir as portas e dar a conhecer o espaço e os rostos do Seminário aos jovens, às famílias e aos grupos da nossa Diocese, pois há muitas ideias sobre o Seminário como algo fechado e do passado, que se desfazem quando se vem ver. Quando não se conhece é mais fácil ficar preso a ideias feitas ou preconceitos. O Seminário é uma realidade rica de densidade espiritual e humana, que une uma forte experiência de profundidade interior, fraternidade, amadurecimento, contacto com as fragilidades humanas à nossa volta e abertura ao mundo e à Igreja. Estes dias abertos não permitem conhecer o Seminário com toda esta intensidade, mas permitem perceber que ele não é uma fortaleza fechada e à parte do mundo, nem uma ‘estufa’ ou ‘laboratório’ que separe os seminaristas da realidade deste tempo.

Esta edição 2023 poderá ser uma experiência de alegria e renovação da confiança na presença de Deus entre nós e neste tempo, Ele que continua a chamar para consagrar e enviar. No horizonte evangelizador da JMJ 2023, depois dos confinamentos pandémicos e no processo purificador e revigorador que a Igreja em Portugal e Universal está a viver, este ‘Dia Aberto’ pode ser marcado por essas notas de alegria e confiança. Julgo que as atividades de todo o dia, e nomeadamente os Testemunhos SODay (Seminário Open Day), podem acentuar estas dimensões.

 

A Semana.com procura ir um pouco mais longe e convida os rapazes maiores de 18 anos a viver uma semana ao ritmo do Seminário. Esta é uma iniciativa de cariz vocacional?

A presença mais prolongada no Seminário e a possibilidade de partilhar connosco o tempo, a oração, as refeições, o convívio e algumas das nossas atividades formativas, podem ser por si só interpeladoras e originar alguma inquietação de vida. Nesse sentido, sim, a Semana.com tem um cariz vocacional. O seu objetivo é oferecer, no meio dos ritmos habituais da vida, tempos e ambiente de escuta, pergunta e consciencialização quanto ao sentido e rumo que a vida leva. Corro atrás de quê? Qual o sentido de tudo o que me ocupa? O que busco é para quem? Por que razão aquilo que sempre procurei afinal não é ainda a resposta aos meus anseios?

De qualquer modo, também são convidados a esta Semana.com outros jovens a quem esta opção de algum amigo em entrar no Seminário possa despertar desejo de conhecer mais esta casa. Não por mera curiosidade intelectual, mas por procura de tocar o que aqui se vive. A Semana.com não se destina, pois, apenas a quem já tenha alguma inquietação explicitamente vocacional ou ande a ponderar a possibilidade de ser padre.

 

Que convite gostaria de deixar para a vivência da Semana dos Seminários?

Em primeiro lugar, que o apelo desta Semana, colhido da segunda carta de São Paulo a Timóteo, possa alimentar em todos uma renovada alegria e uma profunda confiança em Jesus Cristo como caminho de superação e salvação para todos. Diante de isolamentos e experiências de depressão, de guerra e situações de empobrecimento, de feridas e sentimentos de perda provocadas pela existência de vários tipos de abuso, a amizade com Cristo e a transformação pela participação na vida de Cristo continua a ser a única proposta realmente capaz de curar no mais fundo e oferecer uma vida nova e com sentido de eternidade. No caminho da JMJ 2023 e do processo sinodal, a experiência de tocar o que realmente é capaz de regenerar, recriar e reconciliar possa trazer à luz do dia e do mundo a alegria, sem vergonha, de anunciar Cristo Salvador.

Em segundo lugar, que esta Semana possa trazer aos cristãos portugueses e às Dioceses um novo empenhamento pelo cuidado da formação inicial dos futuros pastores e pela formação permanente dos que já o são. Os relatórios diocesanos e o nacional elaborados na primeira fase do processo sinodal dão nota da preocupação de alguns setores do povo de Deus com a formação. Todavia, essa preocupação nem sempre se sente no dia a dia da vida das comunidades cristãs, tão alheadas dos processos de chamamento, acompanhamento, apresentação ao Seminário e formação (e, por vezes, pensando os Seminários como os conheceram há muitos anos atrás). As articulações e cooperações que hoje os Seminários têm com inúmeras pessoas e instituições – famílias dos seminaristas, Faculdade de Teologia e UCP, centros de formação pastoral (paróquias e outros), instituições de apoio à pobreza e na doença, instâncias de acompanhamento na área das ciências psicológicas, formadores leigos, mulheres e homens, em diversas áreas, benfeitores – são fundamentais. Mas é necessário alargar este envolvimento às famílias e comunidades cristãs em geral.

O convite que deixo é o de um renovado empenhamento neste campo. Quanto às fases prévias ao Seminário, que se atenda ao cuidado com a dimensão humana, com a iniciação cristã e com a compreensão do ministério ordenado dos que podem vir a ser apresentados ao Seminário. Quanto ao período de formação, que se promovam a oração, a presença, a participação corresponsável em várias áreas, a cooperação na formação pastoral e sustentação económica destas casas de formação. Quanto à fase de transição para a vida pastoral (final do Seminário e início do ministério ordenado), que se ofereçam verdadeiras experiências de comunhão e corresponsabilidade junto dos fiéis de várias condições vocacionais que ajudem a configurar o exercício ministerial dos novos presbíteros segundo a compreensão cristã católica do ministério sacramental e os sinais do tempo presente lidos à luz da fé.

 

_____________


A Semana de Oração pelos Seminários tem como tema ‘Não te envergonhes de dar testemunho de Cristo’ (2Tim 1,8) e decorre deste Domingo, 30 de outubro, até ao dia 6 de novembro. Na noite de 3 de novembro, quinta-feira, às 21h30, o Seminário dos Olivais acolhe a Vigília pelos Seminários, “aberta a quem queira vir e rezar connosco”, segundo uma carta do cónego José Miguel Pereira, enviada ao clero.

Subsídios da Semana dos Seminários disponíveis em: www.ecclesia.pt/cevm

entrevista e foto por Diogo Paiva Brandão
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES