
O Papa recebeu, no Vaticano, o presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, D. Américo Aguiar. Foi o terceiro encontro realizado com o objetivo de partilhar com Francisco o caminho de preparação da jornada e ouvir “a sua sensibilidade, o que o seu coração diz em relação a assuntos e tarefas que temos a desenvolver”. D. Américo Aguiar destaca a importância de aferir “em direto”, as impressões do “coração de Francisco” sobre a próxima edição internacional da Jornada Mundial da Juventude, que a capital portuguesa recebe de 1 a 6 de agosto de 2023.
“É a sua jornada, é o seu convite. Estas audiências permitem, por um lado, que o Papa tenha conhecimento direto do ponto de situação, o que é o nosso objetivo, bem como para ir redesenhando algumas decisões, aproximando-as do que é o sentir e o desejo de Francisco”, acrescenta D. Américo Aguiar em declarações à Agência Ecclesia.
O presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 assume o desafio de apresentar uma jornada “diferente”, respondendo às indicações do Papa Francisco.
“Temos transportado esse desafio que o Papa coloca aos jovens e que nos coloca, porque a jornada não tem de ser, obrigatoriamente, uma fotocópia das edições anteriores”, indica.
O bispo auxiliar de Lisboa assume o objetivo de, “mantendo a estrutura das edições anteriores, a identidade de cada JMJ”, poder dar uma “marca” específica à edição de Lisboa, ajudados pelo “sentir do Papa Francisco em relação aos jovens”.
![]() |
P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Como é sabido, o evangelista São João, quando relata a ressurreição de Cristo, diz que Maria Madalena,...
ver [+]
|
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A quinta-feira de Ascensão é, em Portugal, como aliás na Europa, um dia de grandes e antigas tradições.
ver [+]
|