Cultura |
Publicação
A Brotéria faz 120 anos
<<
1/
>>
Imagem

Celebramos a vida de uma publicação que nunca foi interrompida e de uma biblioteca que cresceu ao longo de várias gerações de jesuítas portugueses. Hoje é uma casa no Bairro Alto de Lisboa, aberta ao diálogo entre a tradição da fé cristã e as culturas urbanas contemporâneas. Um lugar que convoca muitas sen­sibilidades e modos de estar no cristianismo, e que conta com uma livraria, uma galeria de arte contemporânea, uma biblioteca, um café com um pátio, uma programação cultural vasta e ativa e, claro, a centenária revista Brotéria.

São 120 anos de partilha de conhecimento científico, humanístico, filosófico, teológico e cultural. De uma revista que funcionou em duas séries paralelas: uma série científica, que terminou em 2022; e uma série cultural, da qual somos herdeiros diretos com a atual revista de Cristianismo e Cultura à qual continuamos a dar vida.

São também 120 anos que nos permitiram abrir portas ao exercício do encontro e do diálogo, como laboratórios performativos – umas vezes desejados e procurados, outras vezes imprevistos e desconfortáveis, tendo consciência e assumindo o risco que implica qualquer exposição. Procuramos fazê-lo de um modo renovado, adotando uma postura humilde e hospitaleira e colocando a tónica mais do lado da ação do que do da declaração.

Celebramos 120 anos situando-nos no presente e olhando para o futuro. Continuando a cultivar um lugar da Igreja para o mundo, a partir do qual uma comunidade pode, em conjunto, desenvolver e aprofundar aquilo que são as grandes questões com que se depara – questões que têm que ver com arte, com a vida em sociedade, com a possibilidade de encontrar práticas espirituais adequadas aos tempos que habitamos. Um lugar que ponha em comum o conhecimento erudito, edificando uma comunidade que busca a beleza, a verdade e a hospitalidade.

 

www.broteria.org

texto por Brotéria; fotos por Carmo Oliveira
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES