Pela sua Saúde |
Boletim médico #7
Como prevenir os efeitos da osteoporose
<<
1/
>>
Imagem

Conhecida como uma “ameaça invisível” por poder ocorrer durante anos sem sintomas identificáveis, a osteoporose é uma doença inicialmente silenciosa que pode atingir qualquer parte do esqueleto e que provoca a diminuição da resistência óssea, tornando os ossos mais frágeis e vulneráveis a fraturas.

É uma doença que pode atingir qualquer pessoa, mas as mulheres – em particular após a menopausa – e os idosos são os mais afetados. Pessoas de baixa estatura, excessivamente magras, sedentárias ou com doenças crónicas como hipertiroidismo também estão sujeitos a um maior risco de desenvolver a doença e de sofrer fraturas potencialmente graves, resultantes de traumatismos aparentemente leves.

O diagnóstico atempado é fundamental para evitar a progressão da osteoporose. O principal exame realizado para este efeito chama-se densitometria óssea e é um exame rápido e indolor que permite medir a densidade do osso e avaliar a fragilidade da massa óssea.

Após uma primeira fratura, o risco de acontecer nova fratura aumenta, reforçando a importância do papel da prevenção. Além da dor que pode ser muito intensa e incapacitante, as fraturas vertebrais e da anca podem resultar em complicações importantes, como infeções respiratórias de repetição (incluindo pneumonias), atrofia muscular pela imobilidade e necessidade de colocação de prótese total da anca.

Mesmo considerando que a osteoporose ainda não tem cura, pode evitar-se a ocorrência de fraturas através de uma série de comportamentos preventivos como:

- Privilegiar alimentos ricos em cálcio - o cálcio contribui para o reforço do metabolismo dos ossos, por isso não se esqueça de incluir laticínios e legumes de folhas verdes (espinafres e brócolos), bem como certos peixes e frutos secos, na sua alimentação regular.

- Manter uma exposição diária adequada ao sol - cerca de 15 a 20 minutos diários de exposição do rosto, dos braços e das mãos ao sol é o suficiente para garantir que o seu organismo produz a vitamina D necessária para melhor absorver o cálcio. Adicionalmente, a vitamina D também pode ser encontrada em alguns alimentos, como peixes gordos e gema de ovo.

- Praticar regularmente atividade física - desde que praticado com uma intensidade moderada, o exercício físico com carga (ex.: caminhadas, corridas, aeróbica) ou de resistência (ex.: com pesos) pode ajudar a reforçar a massa óssea e a reduzir a probabilidade de fraturas.

- Prevenir as quedas - avalie cuidadosamente a sua casa e assegure-se que as divisões estão devidamente iluminadas e livres de obstáculos (como tapetes ou fios elétricos). Corrija atempadamente quaisquer perturbações da visão. Evite medicamentos que possam causar tonturas. Opte por um calçado adequado, com sola de borracha.

- Não fumar e evitar bebidas alcoólicas - o álcool e o tabaco são fatores de risco para o desenvolvimento da osteoporose.

Susana Capela, Coordenadora de Reumatologia na Clínica CUF Belém
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES