CNE Região de Lisboa |
Núcleo do Oeste
Do Oeste, 50 anos de vivência escutista!
<<
1/
>>
Imagem

O Núcleo do Oeste foi fundado em 1972 por Manuel Clemente, Pe. Cerca e o Chefe Mário Pedro, tendo dado os seus primeiros passos em Torres Vedras e Penafirme. Abrangendo os concelhos de Alcobaça, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Mafra e Nazaré, Óbidos, Peniche e Torres Vedras, o Núcleo do Oeste tem vindo a crescer e conta, atualmente, com 34 Agrupamentos.

 

O Núcleo do Oeste estende o seu território por 10 concelhos que partilham uma identidade própria, que se reflete na vivência de todos os escuteiros que vivem ou tiveram a oportunidade de cruzar a sua história escutista no Oeste.

A história do escutismo no Núcleo do Oeste é feita da vivência dos 34 Agrupamentos ativos. No entanto, as primeiras unidades escutistas do Corpo Nacional de Escutas (CNE) no Oeste, surgiram no final da década de 40 e princípio da década 50, em Bombarral, Moita dos Ferreiros, Ericeira e Caldas da Rainha. Nos finais da década de 50 já não havia escutismo ativo na zona do Oeste.

Mas em 1962 o CNE regressa ao Oeste, no Seminário de Penafirme.

Em 1966 é inaugurado o Agrupamento de Torres Vedras, sendo um dos seus membros Manuel Clemente (atual Cardeal-Patriarca), então estudante de História na Universidade de Lisboa, antes de ingressar no seminário.

O Padre Paixão, então Prior de Óbidos, que anteriormente tinha estado em Torres Vedras, contacta Manuel Clemente para apoiar o lançamento do Escutismo em Óbidos. O Cónego Mário Rui Pedras, atual Pároco de São Nicolau, cidade de Lisboa, tinha sido seminarista em Penafirme e foi um empenhadíssimo dirigente do Agrupamento de Óbidos, depois em Caldas da Rainha e, já como sacerdote, na Benedita.

O apoio do então estudante Manuel Clemente e de outros escuteiros de Torres Vedras, designadamente Mário Pedro Marques, falecido o ano passado, foi decisivo para a criação de novos Agrupamentos e para a fundação do Núcleo do Oeste do CNE.

Depois desta primeira fase de Agrupamentos filiados, foram surgindo outros Agrupamentos, apoiados na experiência dos Agrupamentos já filiados e, desta forma, o escutismo do Oeste foi se fixando nas Paróquias de uma forma natural, coesa e dinâmica, crescendo gradualmente sendo que atualmente tem 34 Agrupamentos em atividade, com cerca de 3000 escuteiros.

O Oeste, continua a marcar gerações de jovens na sua vivência escutista. A alegria contagiante dos ACANUC’s ou dos Festivais Escutistas são marcas “Oestinas”, que refletem a vivência e sentido de pertença ao escutismo. 

 

__________________

 

[Sabia que...]

Pode saber mais sobre o Núcleo do Oeste em:

facebook.com/cnenucleooeste

instagram.com/cneoeste

oeste.escutismo.pt

 

__________________


Atuais Bispos que foram escuteiros do Oeste

D. Manuel Clemente, Cardeal-Patriarca de Lisboa

D. José Traquina, Bispo de Santarém

D. Nuno Brás, Bispo do Funchal

 

__________________

Centro Escutista do Oeste

O Centro Escutista do Oeste (CEO) é a casa de todos os escuteiros do Oeste. Ponto de encontro de todos, que foi reflexo do trabalho de gerações de escuteiros que ajudaram a difundir o Escutismo pelo Oeste.

texto por Carlos Pacheco e José Machado
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES