CNE Região de Lisboa |
Núcleo Solarius
Um Núcleo que se move com a força do Sol
<<
1/
>>
Imagem

Organizado em 14 Agrupamentos, das Vigararias de Alenquer e Vila Franca de Xira – Azambuja, encontramos o Núcleo Solarius, cuja imagem e designação nos remete para os relógios de sol instalados em diversas quintas e morgadios existentes nos Concelhos pelos quais se estende o Núcleo.

 

O Núcleo Solarius, o mais ‘jovem’ dos sete que compõem a Região de Lisboa, do Corpo Nacional de Escutas, junta atualmente perto de 1500 escuteiros, organizados em 14 Agrupamentos, das Vigararias de Alenquer e Vila Franca de Xira - Azambuja.

No presente ano escutista, o Núcleo Solarius está empenhado em regressar às origens do escutismo, e, inspirado no Cerco de Mafeking, o momento histórico vivido por Baden Powell entre outubro de 1899 e maio de 1900 na África do Sul, escolheu viver como imaginário “Ousar: Um cerco para explorar”.

Criado em 1999, o Núcleo Solarius juntou inicialmente nove agrupamentos: 272 - Sobral de Monte Agraço, 317 – Alverca, 342 – Vialonga, 513 – Alenquer, 514 – Carregado, 524 - Aveiras de Cima, 773 - Póvoa de Santa Iria, 823 - Vila Franca de Xira e 1008 - Forte da Casa.

Nas duas últimas décadas, o Núcleo apadrinhou a abertura dos agrupamentos 1164 – Alhandra, 1280 – Arranho, 1343 – Sant’Ana da Carnota e 1382 – Azambuja, e ainda a reabertura do 78 – Arruda dos Vinhos.

O nome Solarius foi inspirado nos inúmeros relógios de sol colocados em muitas quintas e morgadios existentes nos cinco concelhos pelo qual o núcleo se estende: Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Sobral de Monte Agraço e Vila Franca de Xira.

Os escuteiros do Solarius comemoram o seu dia de Núcleo na data em que se comemora o Dia de BP (22 de fevereiro), tendo o primeiro encontro acontecido em Alverca, ainda antes da primeira Junta de Núcleo ser eleita, sendo o coordenador de Núcleo na altura o dirigente Luís Feliciano.

Neste dia, que marca de forma única a história do Solarius, foi também escolhido o Hino do Núcleo, que retrata a diversidade das origens dos agrupamentos, oriundos de zonas rurais e urbanas, e a sua união em torno do ideal que é o escutismo.

Desde então, a grande festa do Solarius passou a realizar-se de forma rotativa em “casa” de cada um dos 14 Agrupamentos, que preparam a atividade em colaboração com a Junta de Núcleo.

Até à data, já foram eleitos quatro Chefes de Núcleo: Fernando Avellar, José Carlos Gonçalves, Bruno Ferreira e Pedro Gomes, que lidera neste momento os desígnios do Solarius.

Ao longo deste tempo, o Solarius contou sempre com uma colaboração de excelência, proximidade e carinho dos Assistentes que fizeram e fazem parte das diversas equipas da Junta de Núcleo: Pe. Silvano Lo Presti (à altura pároco de Alverca), Pe. Rui Pedro Carvalho (à altura pároco de Arranhó) e atualmente os Pe. João Sobreiro e Pe. Adelino Ferreira.

O Solarius realizou o seu primeiro ACANUC em 2001, no PNEC (Costa da Caparica) e teve como mote “O lobo que não dorme”.

O Núcleo voltou a juntar-se para grandes acampamentos em 2006, em Vialonga, em 2011, em Constância e em 2017, na Bateria da Raposa, Almada.

Para o ano de 2020 estava planeado mais um ACANUC, que acabou por não se realizar devido à pandemia de Covid-19. Se Deus quiser o próximo grande acampamento do Solarius deverá acontecer em 2024.

Sempre disponível para colaborar com a Junta Regional, o Solarius já recebeu por três vezes o Dia de São Jorge, a grande festa da região de Lisboa: Alenquer (2002), Arruda dos Vinhos (2009) e Vila Franca de Xira (2016).

 

[Sabia que...]

Pode saber mais sobre o Núcleo Solarius em:

facebook.com/solariuscne

instagram.com/solariuscne

Texto por: Junta de Núcleo Solarius
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES