Juventude |
Na sede da JMJ
Encontros de formação COD, COVs e COPs
<<
1/
>>
Imagem

Nos passados dias 7 e 8 de Maio, todos os comités da organização da JMJ Lisboa 2023 da Diocese de Lisboa, ou seja COD, COVs e COPs, foram convocados para 4 grandes encontros de formação na sede da JMJ. A realização de quatro encontros distintos de manhã e de tarde no sábado, dia 7, e no domingo, dia 8, tinha como objectivo conseguir que o máximo de jovens dos comités paroquiais pudessem estar presentes, sem deixar ninguém de fora. Esta repetição da mesma sessão formativa quatro vezes deu frutos já que ao longo do fim de semana marcaram presença mais de 400 jovens de todas as vigararias da Diocese de Lisboa.

Os encontros para os comités organizacionais têm vindo a acontecer cerca de duas vezes por ano e tiveram até agora como grande objectivo criar espírito de Igreja quer entre os membros do COP, quer entre os diferentes COPs. Depois de dois encontros diocesanos em Maio e Setembro de 2021, os COVs organizaram 4 grandes encontros para todos os COPs divididos pelos 4 termos da Diocese de Lisboa: Ocidental, Oeste, Lisboa (cidade) e Oriental; que já foram abordados na passada edição nº 4458. Finalmente, chegou a oportunidade de se fazer um encontro focado na formação, assente em toda a estrutura de COD-COV-COP já criada. Estando colocados os alicerces, pode-se então construir a casa.

Esta formação, graças à disponibilidade do COL, conseguiu abordar todo o tipo de temas, nomeadamente, a logística, o acolhimento de peregrinos, o voluntariado, as inscrições, a área financeira, o marketing, entre outros. Para além disto, foi possível esclarecer muitas das dúvidas e aliviar muitos dos anseios que os COPs têm sentido nos últimos meses. Para isto serviu a própria formação, mas também os momentos de convívio entre os vários COPs onde é sempre fácil perceber que não estamos sós e que muitas vezes as dificuldades são semelhantes em várias paróquias. Espera-se ainda que estes encontros, que foram uma verdadeira “injeção” de informação, tenham como reação uma explosão do tema JMJ no dia-a-dia de muitos jovens e de muitas paróquias. Até porque, a partir de agora, estão abertas as portas, de forma concreta e balizada, para que os COPs cheguem a muitas entidades da sociedade. Nestes encontros foi dado também um grande foco a que não se perca de vista que o grande objectivo de uma Jornada Mundial da Juventude é evangelizar, anunciar Cristo ao mundo e em particular aos jovens.

No final, era possível perceber que todos tinham consciência do grande desafio que lhes foi lançado, mas também o ânimo e a alegria, a pressa e a vontade de levantar os braços e pôr mãos à obra.

Após a parte formativa nos vários encontros houve ainda oportunidade de visitar o edifício da sede da JMJ Lisboa 2023, localizado na antiga manutenção militar de Lisboa, na zona geográfica do Beato. Neste edifício já trabalham diariamente as várias direções do COL, correspondendo a um número significativo de pessoas. No entanto, quer-se que ele seja também um local que os jovens considerem como sendo seu, que esta casa da JMJ Lisboa 2023 seja também a sua casa. Para isso espera-se que até Agosto de 2023 haja ali muitos encontros, tertúlias, momentos de oração, palestras, noites de quiz, etc., quer propostos pelo COL ou COD Lisboa, quer pelos próprios jovens.

texto por Luís Pedro Silva- COD de Lisboa

 

__________________


Peregrinação da Cruz Diocesana pela Vigararia de Mafra

No dia 23 de Maio, a Cruz Diocesana despede-se da Vigararia de Sintra e é entregue à Vigararia de Mafra. A cruz percorrerá todas as paróquias, vários locais e grupos das comunidades e, dessa forma, ajudar todos a prepararem os corações para a Jornada Mundial da Juventude.

A acompanhar a Cruz Diocesana estará um Ícone da Sagrada Família, como forma de preparar os jovens e as famílias para o Encontro Mundial das Famílias que estará a acontecer em Roma no final desta peregrinação, e que terá atividades paralelas a este encontro Mundial na nossa Diocese.

Ao longo da sua passagem, com certeza que todos poderão sentir o quão necessário é partirmos apressadamente rumo aos irmãos, nestes caminhos para a JMJ Lisboa 2023.

A despedida da Cruz será no dia 23 de Junho, pelas 21h30, na Basílica de Mafra. 

 

__________________

DIA 23 Vigararia de Sintra

A Vigararia de Sintra está a organizar um momento de oração na igreja de Santa Maria, Agualva, no dia 23 de maio, às 21h.

Vem rezar connosco, neste mês que é por excelência o mês de Maria!

A OPINIÃO DE
José Luís Nunes Martins
i) Deus está na alegria e na tristeza. Está sempre presente, ainda que muitos dos que se sentem alegres...
ver [+]

P. Manuel Barbosa, scj
Qualquer reforma é um dinamismo permanente na vida das pessoas e instituições. Nesse sentido se entente...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES