Vocações |
1 a 8 de maio
Semana de Oração pelas Vocações
<<
1/
>>
Imagem

O Dia Mundial de Oração pelas Vocações teve a sua celebração inicial em pleno Concílio Vaticano II, no Domingo do Bom Pastor, dia 11 de abril de 1964, através de uma radiomensagem do Papa Paulo VI. O Papa exortava, então, os fiéis a rezar a seguinte oração: “Jesus, divino Pastor de almas, que chamaste os Apóstolos para torná-los pescadores de homens, atrai também a Ti as almas ardentes e generosas dos jovens, para torná-los teus seguidores e teus ministros; torna-os participantes da tua sede de redenção universal, para que o teu Sacrifício se renove nos altares.”

Foi, assim, instituído o Domingo do Bom Pastor como sendo o dia especialmente dedicado à oração pelas Vocações, particularmente pelas vocações de especial consagração a Deus e à Igreja. Esta celebração tem lugar no quarto Domingo da Páscoa, chamando a atenção para dimensão pascal das vocações através da entrega no serviço ao próximo, do amor sem limites e da alegria na participação na Ressurreição.

O Papa João Paulo II, ao referir-se ao sentido do mistério da Igreja na alegoria do Bom Pastor, na Audiência Geral de 9 de maio de 1979, parafraseava Santo Agostinho: «Oxalá não cheguem a faltar bons pastores! Longe de nós que faltem, e longe da misericórdia divina que deixe de os fazer surgir e estabelecer. Com certeza, se há boas ovelhas, haverá também bons pastores: de facto, é das boas ovelhas que derivam os bons pastores» (Santos Agostinho, Sermones ad populum, 1, Sermo XLIV, XIII, 30).

Ao longo destes 59 anos, a Igreja vem aprofundando o sentido da Vocação, chamando a atenção para o facto de a fonte de toda a vocação ser Deus e, por isso, Amor. “Quem permanece no Amor permanece em Deus e Deus nele” (Jo 4,16). Assim, o Papa Francisco nos relembrou no ano passado, durante a oração do Regina Coeli do Domingo do Bom Pastor: “Jesus, o Bom Pastor que «defende, conhece e ama as suas ovelhas», quer que todos possam receber o amor do Pai e encontrar Deus, pois seu amor não é seletivo, abraça a todos. E a Igreja, é chamada a levar em frente esta missão de Cristo”.

Como proposto pela Comissão Episcopal Vocações e Ministérios para a Vigília de oração deste ano de 2022, “Toda a vida é vocação se a olharmos à luz da fé no mistério da Criação. Cada um de nós (…) é fruto dum pensamento de Deus e portanto, querido, amado, e necessário. Somos chamados a desenvolver os dons e talentos, para a realização pessoal e aperfeiçoamento do mundo que nos rodeia. Deus chama-nos a colaborar com Ele num projeto único e direcionado a cada um, numa vocação e missão específica.”

No mesmo sentido, refere o Senhor Patriarca Dom Manuel Clemente na sua mensagem para este ano: “O mais importante na vida é isto mesmo: que cada homem ou mulher deste mundo descubra o que Deus quer de si e lhe corresponda inteiramente. A vocação própria de cada um – sacerdotal, diaconal, consagrada ou laical, todas missionárias a seu modo – traduzirá sempre a única vontade salvadora de Deus.”

A Semana de Oração pelas Vocações tem o seu início 8 dias antes do Domingo do Bom Pastor, sendo um tempo de oração por esta intenção; assim, este ano, decorrerá entre os dias 1 e 8 de maio. Por feliz coincidência, rezamos pelas Vocações no Mês dedicado a Maria, Rainha das Vocações.

 

____________


Durante esta semana, o Setor de Animação Vocacional convida-nos a todos a participar na oração do Terço às 21:30, com especial destaque para o dia 3 de maio com a orientação do Senhor Patriarca Dom Manuel Clemente.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES