JMJ Lisboa 2023 |
COD Santarém
Caminho de preparação está a dinamizar pastoral juvenil
<<
1/
>>
Imagem

Em Santarém, o COD é também a equipa responsável pela Pastoral Juvenil da diocese. “A última reformulação da equipa teve em conta a caminhada de preparação da JMJ. É uma equipa de várias proveniências, formações, e idades”, explica o diretor, padre Ricardo Conceição. Atualmente, os dez elementos dividem-se em funções relacionadas com a comunicação, logística, merchandising e pastoral, e já são várias as iniciativas organizadas. “Antes da pandemia, começámos com encontros vicariais, que serviam para divulgar a Jornada e para irmos formando as equipas dos COVs e COPs. Organizámos também o Dia Diocesano da Juventude, no Domingo de Cristo-Rei, em Santarém, onde tivemos uma grande participação de jovens e adolescentes. Fizemos também vários encontros online e presenciais – quando estes foram possíveis”, conta o padre Ricardo, salientando a importância do ‘DIA 23’. “No dia 23 de cada mês, pedimos sempre a um dos COPs que prepare um encontro de partilha ou oração e também, nesse dia, é publicado um novo episódio do nosso podcast ‘Leva-me à Jornada!’, com testemunhos de participantes em jornadas anteriores”.

Os frutos desta mobilização dos jovens “já se vão vendo”, sobretudo naqueles que “estão diretamente implicados na organização, nos COPs e COVs”, considera o responsável do COD de Santarém. O padre Ricardo Conceição deseja também que o caminho de preparação para a JMJ Lisboa 2023 seja aproveitado “para reformular, repensar, fazer tentativas diferentes de trabalho pastoral com os jovens, não só em ordem a um evento, que é enorme, mas que o próprio evento sirva para dinamizar, empolgar os jovens a participarem uns com os outros”.

Facebook: @pastoraljuvenilsantarem

Site: https://post-it.sdpjsantarem.com

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES