CNE Região de Lisboa |
Núcleo da Barra
Uma Região que se estende até ao mar
<<
1/
>>
Imagem

A dimensão da Região de Lisboa – Corpo Nacional de Escutas corresponde à Diocese de Lisboa e organiza-se em sete Núcleos, constituídos por Agrupamentos. O Núcleo da Barra, um dos sete, integra a área de influência dos Concelhos e Vigararias de Cascais e Oeiras, tendo na sua constituição um Agrupamento Marítimo.

 

São cerca de 2550 jovens que integram o Núcleo da Barra, distribuídos por 22 Agrupamentos, um dos quais Marítimo, correspondendo a sua área de influência aos Concelhos e Vigararias de Cascais e Oeiras.

A história do Núcleo começa a ser contada a 31 de outubro de 1997, estando as primeiras aventuras escritas na primeira sede, Capela de Nossa Senhora da Graça, em Tires.

Entre 1999 e 2005 mudou-se para instalações da Estação Agronómica Nacional, em Oeiras. Após 2005, vivem-se anos sem uma sede física, o que viria a mudar a partir de janeiro de 2013, instalando-se na Igreja dos Navegantes, em Cascais.

Todos os anos realiza-se o “Dia de Núcleo” e o “Indaba de Núcleo”, bem como outras atividades, cursos e ações de formação técnicas e pedagógicas para jovens e adultos voluntários no escutismo.

A nível de atividades de Núcleo são já uma referência a formação de Guias e Sub-Guias - “Gota Amarela”, para Lobitos; “Juventura”, para Exploradores/Moços; “Farol Azul”, para Pioneiros/Marinheiros; e “IV Caminhos”, para Caminheiros/Companheiros.

Realizam-se também actividades que juntam elementos da mesma secção como é exemplo o “LobiBarra”, para Lobitos; “Idade Verde”, para Exploradores/Moços; “Raid TT Barra”, para Pioneiros/Marinheiros; e “BIVAC”, para os Caminheiros/Companheiros. A Quarta Secção tem ainda a “IV Dimensão” dedicada à formação técnica, “S. Paulo ao Rubro” focado no serviço e o “Cenáculo” onde todos têm voz ativa e participativa.

 

O trabalho futuro a empreender no Núcleo da Barra passará por continuar a desenvolver e criar condições para que os jovens Escuteiros e Dirigentes dos Agrupamentos do Núcleo, possam praticar mais e melhor escutismo, baseado em projetos de desenvolvimento idealizados pela Junta de Núcleo.

 

Sabia que?

Pode acompanhar as atividades e novidades do Núcleo da Barra através das redes sociais:

instagram.com/cnebarra

facebook.com/nucleodabarra

texto por Junta de Núcleo da Barra
A OPINIÃO DE
Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Há anos, Umberto Eco perguntava: o que faria Tomás de Aquino se vivesse nos dias de hoje? Aperceber-se-ia...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Já lá vai o tempo em que por muitos cantos das nossas cidades e vilas se viam bandeiras azuis e amarelas...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES