JMJ Lisboa 2023 |
Cruz e ícone mariano da JMJ chegaram à Diocese da Guarda
Símbolos recebidos em “apoteose”
<<
1/
>>
Imagem

Os jovens da Diocese da Guarda receberam, no dia 5 de março, os símbolos da JMJ, na Praça Velha, em ambiente muito festivo, e esperam que, ao longo de um mês, esta peregrinação seja um “momento marcante” na vida desta diocese.

A responsável pelo COD da Guarda, Sandra Soares, faz um balanço muito positivo da “chegada apoteótica” dos símbolos da JMJ à sua diocese, provenientes da Diocese de Portalegre-Castelo Branco. “Ver a Praça Velha cheia de jovens fazia lembrar anos áureos da pastoral juvenil”, recorda.

Para Sandra Soares, este acontecimento poderá fazer “renascer algo nos jovens” e até contrariar o processo de “dispersão” e despovoamento latente naquela diocese do interior. “Acredito que a peregrinação dos símbolos possa inverter esse processo e aproxime os jovens da Igreja – os que andam mais afastados e até aqueles que nunca estiveram próximos. Ao verem esta alegria, podem querer juntar-se a nós”, ambiciona.

O responsável pela Pastoral Juvenil da Diocese da Guarda, padre Rafael Neves, deseja que a peregrinação da cruz e do ícone mariano se possa fazer em dois sentidos: “os símbolos irem às pessoas e as pessoas irem até aos símbolos”. A Diocese da Guarda é “muito extensa” e “com ambientes muito diferentes”, mas a cruz e o ícone vão estar em “várias realidades”, refere o sacerdote, destacando “a via-sacra, a realizar no alto da Torre, na Serra da Estrela, o ponto mais alto de Portugal continental”, anuncia.

 

Desde cedo que a Diocese da Guarda começou a preparar o caminho até à JMJ e afirma-se como a #PortaDaJMJ2023, para quem chega a Portugal através da fronteira de Vilar Formoso. Isso foi concretizado, em agosto de 2021, no outdoor que sustenta a frase ‘Aqui começa a tua jornada’ e que está visível para quem entra, por via terrestre, em Portugal. A chegada dos símbolos é, por isso, um passo importante na caminhada de preparação e, segundo o Bispo da Guarda, D. Manuel Felício, motivo para interpelar os jovens. “Receber nesta linda praça, no coração da cidade da Guarda, os símbolos da JMJ é sinónimo de alegria interpeladora rumo à JMJ a realizar na cidade de Lisboa, mas também ajudam a caminhar na fé, no bem e na construção da paz”, referiu. Os símbolos que vão percorrer a Diocese da Guarda até dia 3 de abril são também “um desafio para uma vida com mais qualidade, tanto pessoal como comunitária”, frisou D. Manuel Felício.

 

____________


Porta de entrada

‘Aqui começa a tua jornada’ é a mensagem que se pode ler no outdoor, instalado na A25, indicando a Diocese da Guarda como “porta de entrada” da JMJ Lisboa 2023. A instalação desta estrutura resulta de um protocolo assinado entre a Câmara Municipal de Almeida e o COD da Guarda.

 

____________


Símbolos vão subir à Torre

Durante a passagem dos símbolos da JMJ, o COD da Guarda destaca a via-sacra que vai decorrer no dia 20 de março, Domingo, no alto da Torre, na Serra da Estrela, o ponto mais alto de Portugal continental.

 

____________


Acompanhe a peregrinação dos símbolos no Facebook (@codguardajmj2023) e Instagram (@codguarda).

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES