Vocações |
Congregações dão testemunho
S. José, Protector das Vocações
<<
1/
>>
Imagem

Neste mês de Março, dedicado a S. José, o SAV - Sector de Animação Vocacional de Lisboa convidou algumas Congregações a darem o seu testemunho sobre o modo particular como S. José esteve presente no carisma dos seus fundadores e acompanha o seu quotidiano manifestando-se, assim, como Protector das Vocações. O texto completo pode ser consultado no site http://vocacoes.patriarcado-lisboa.pt.

 

Irmãs Missionárias do Espírito Santo - Ir. Augusta Vilas Boas

A nossa fundadora, Ir. Eugénie Caps, nutria uma confiança admirável em S. José e deixou-no-la como herança. Nos seus escritos podemos ler e meditar no percurso vocacional e fundacional que ela trilhou com ele. Escutemo-la:

 “A minha devoção ao meu bom São José data dos meus 8-9 anos…Neste mês de março tomei o meu primeiro contacto com São José e, a partir dali nós vivemos os dois uma “amizade particular” que Jesus abençoará! São José foi o grande Confidente a respeito da Obra (Congregação) e quantas graças ele nos alcançou!” (1916)

“Fiz uma novena ao meu bom São José: pedi-lhe que resolvesse o problema da minha vocação e o meu grande grito foi este: Como Deus quiser!!! AMEN!!!” (1918)

A ir. Eugénie Caps, morre a 16 de março e foi enterrada na tarde do dia 18, quando a Igreja celebrava as primeiras vésperas da festa de São José.

Este legado está bem entranhado na vida quotidiana do nosso Instituto. Temos por tradição, rezar diariamente a oração a São José, onde pedimos não só pela nossa missão, mas também por todos quantos nos ajudam a torná-la possível.

A Providencia Divina permitiu que o Papa Francisco proclamasse o Ano de São José no mesmo ano em que celebrámos o primeiro Centenário de Fundação - 1921-2021.

 

Ordem dos Carmelitas Descalços - excertos do livro “O Evangelho de São José”, do Carmelita P. Román Llamas Martínez, com a revisão para a língua portuguesa do P. Armindo Vaz

Eu sou o Senhor, mas “sem ti ninguém moverá a mão ou o pé… Ide a José” (Gn 41,44.55), diz-nos também Jesus, constituindo-o chefe, senhor e padroeiro de toda a Igreja. Que bem o compreendeu Santa Teresa de Jesus, inspirada pelo Espírito Santo! Quando lhe falharam os médicos da terra, acudiu com toda a confiança a São José – “Ide a José” -, que a curou milagrosamente. E desde esta cura milagrosa, parece escutar constantemente essa voz: “Ide a José”. Acudia sempre a seu pai e senhor, São José. E que bem se portou com ela livrando-a de todos os perigos da alma e do corpo, fazendo-lhe chegar os dinheiros para as suas fundações por caminhos inesperados!

O silêncio de S. José é eminentemente contemplativo. É no silêncio que recebe as comunicações de Deus através da presença de Maria e de Jesus, cuja contemplação silenciosa de cada dia o vai introduzindo cada vez mais no mistério de Deus. As mais altas comunicações místicas acontecem, experimentam-se no silêncio mais profundo. Escreve Santa Teresa em Sétimas Moradas: “Tudo quanto o Senhor aqui faz e ensina à alma, ocorre com tanta quietude e sem nenhum ruído que me leva a pensar no templo de Salomão, onde não se havia de ouvir nenhum barulho. O mesmo acontece neste templo de Deus, nesta sua morada, onde só Ele e a alma se gozam mutuamente num profundo silêncio”.

 

Congregação das Irmãzinhas dos Pobres - Irmãzinha Sílvia

As histórias da Providência que marcam o nosso dia-a-dia estão cheias de confiança e de acção de graças pelo auxílio que recebemos do céu. Confiamos todas as necessidades materiais ao nosso protector S. José que vela para que nunca nos falte o necessário. Recorremos a Ele que se manifesta por meio de almas generosas que partilham o fruto do seu trabalho com os mais pobres. Já desde os princípios da congregação, a nossa Madre fundadora Santa Joana Jugan. Teve que começar a pedir ajuda devido a pobreza e às pessoas idosas pobres que ia recolhendo.

Desde o início da congregação, Santa Joana Jugan e as suas primeiras companheiras, puseram toda a sua confiança em São José como intercessor da Divina Providencia. Pelo seu intermédio lhe pedimos aquilo que precisamos para as pessoas idosas. Um acto característico é pôr aos pés de São José aquilo que mais precisamos naquele momento: cebolas, batatas, azeite, um carro… e fazemos-lhe uma oração todos os dias.

Mas a grandeza de São José consiste no facto de ter sido o esposo de Maria e o pai de Jesus. É este homem discreto que passa desapercebido, escondido, mas é um poderoso intercessor, um amparo e um guia para as nossas almas. Maria depôs nele toda a sua confiança: protegeu Jesus e a sua Mãe e continua a proteger da Santa Igreja e cada um de nós.

 

Irmãs Concepcionistas Franciscanas - Madre Mª Deolinda e Ir. Margarida Mª

A Ordem da Imaculada Conceição (Concepcionistas) não tem directamente no seu carisma a devoção a São José. É toda mariana Imaculada. Foi pedida por Nossa Senhora a Santa Beatriz para “Honrar a minha imaculada Conceição.” Isto quatro séculos antes de ser definida como Dogma. Mas, honrar e celebrar Nossa Senhora sem ter devoção a seu castíssimo Esposo seria um contrassenso.

A devoção a este tão grande Santo, não é coisa que se imponha; ela nasce espontânea. Assim sempre se viveu nos nossos conventos esta terna devoção e amor a São José. Por exemplo: quando estávamos a sentir a necessidade de edificar um novo convento, em Viseu, as dificuldades para isso eram muitas e pareciam insuperáveis. Então encarregámos o assunto a São José. No dia 19 de Março de 1983, fizemos-lhe um pedido e promessa que consta num documento assinado pelas 11 irmãs que, então, compúnhamos a comunidade. Começámos as obras com intenção de gastar o pouco que tínhamos e parar até que se pudesse continuar. Calculámos que em 10 anos poderíamos finalmente terminar as obras.

Este bendito Ecónomo foi mais fiel em cumprir a tarefa que lhe encomendámos, superando a confiança que tínhamos nele. Porque as obras não mais pararam, e ao fim de 2 anos estavam as áreas principais já em condições para nos mudarmos para lá; e ao fim de 5 anos estava tudo terminado e pago!

 

S. José, protector das vocações, Rogai por nós.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES