JMJ Lisboa 2023 |
Símbolos da JMJ na Diocese de Portalegre-Castelo Branco
De mãos dadas para construir a JMJ
<<
1/
>>
Imagem

“Gratidão, entusiasmo e compromisso” são os sentimentos que ficaram na Diocese de Portalegre-Castelo Branco após a passagem dos símbolos da JMJ. Nas palavras da jovem Vanessa Alves, daquele COD diocesano, todos agradecem a “oportunidade de viver com, de tocar, de acompanhar os símbolos da JMJ que tantas vidas já tocaram e por tantos já foram tocados, em todo o Mundo e de todo o Mundo”. Ao longo de um mês, a passagem da cruz da JMJ e do ícone mariano foi uma “antevisão da JMJ Lisboa 2023” e deixou a “expectativa dos dias grandes, felizes, dos dias de alegria, vividos em festa, em comunhão entre todos” e o desejo de continuar o “tanto” que foi vivido, mantendo o “mesmo entusiasmo, dedicação e empenho”.

 

 

A página do COD de Portalegre-Castelo Branco no Facebook (@codportalegrebastelobranco) acompanhou diariamente a peregrinação dos símbolos por todo o território, ao longo de mais de 2.500 quilómetros. Através dos vídeos e fotos, fica a certeza de que os jovens “deram um sinal inequívoco de quererem caminhar juntos e dar as mãos para construir esta JMJ Lisboa 2023 (e o Mundo!)”, garante Vanessa Alves, que começa por destacar o acolhimento festivo das paróquias e das instituições locais que receberam os símbolos: “Houve alguns momentos de especial emotividade como a largada de balões em Proença-a-Velha, lembrando o conflito entre a Rússia e a Ucrânia, e pedindo a Paz e muitos sinais de união entre os arciprestados e as paróquias”. Houve também “o cantar do hino oficial da JMJ, acompanhado por adufes – o instrumento tradicional do concelho de Idanha-a-Nova”, ou a passagem pelo Centro de Vacinação Covid-19 em Abrantes, “onde os profissionais que ali trabalharam nos últimos meses entregaram aos pés de Nossa Senhora ‘Saulus Populi Romani’ uma bata com o nome de todos inscrito”, recorda esta responsável pelo COD de Portalegre-Castelo Branco, sublinhando a proximidade do Bispo diocesano, D. Antonino Dias, durante todo o mês.

 

Desde 30 de janeiro que os símbolos foram passando pelos diferentes lugares da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, mas os frutos, como a “união e o testemunho de fé”, vão permanecendo, aponta Vanessa Alves, garantindo que esta iniciativa foi “uma lufada de ar fresco”. “Esta peregrinação trouxe a todos os diocesanos a certeza de que fazem mesmo parte da Igreja e já estão a viver a JMJ Lisboa 2023, ainda que se encontrem a muitos, muitos quilómetros dos grandes acontecimentos centrais e as suas localidades nem sempre apareçam no mapa”, refere esta responsável, a poucos dias de os símbolos passarem para a Diocese da Guarda.

 

Números

+ de 2.500 km percorridos

+ de 150 voluntários

+ de 70 paróquias

22 estabelecimentos de ensino

37 instituições sociais

9 associações de bombeiros

19 autarquias

2 Hospitais

2 centros de vacinação Covid-19

2 filarmónicas

2 conventos de clausura

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES