JMJ Lisboa 2023 |
Montargil recebeu símbolos da JMJ
“Estamos a tentar chamar mais jovens”
<<
1/
>>
Imagem

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude passearam, no passado dia 15 de janeiro, pela paróquia de Montargil, localizada na Arquidiocese de Évora, gerando um entusiasmo entre os jovens e os mais velhos.

“O caminho que estamos a fazer, rumo à JMJ Lisboa 2023, é reforçado pela presença dos símbolos na nossa paróquia. Sentimos uma grande energia e o amor universal, queremos dar o nosso contributo, a nível local, por um mundo mais justo e solidário”, assume, em declarações à Agência Ecclesia, Ana Catarina Rosa, catequista e uma responsável pela organização da JMJ Lisboa 2023 na paróquia de Montargil.

Alexandre Marques, do grupo de jovens e de acólitos de Montargil, afirma ser “uma honra” receber os símbolos da JMJ na sua paróquia e destaca a importância de todas as pessoas, de todas as idades, se aproximarem da Cruz da Jornada Mundial da Juventude e do Ícone de Nossa Senhora. “O nosso grupo é pequeno e estamos a tentar chamar mais jovens para conhecerem agora a Igreja, e podermos fazer um caminho juntos, divertirmo-nos juntos, fazendo a nossa missão. Temos dificuldades, mas estamos a fazer o máximo para estarmos presentes em Lisboa e em grande número”, revela.

Este dia ficará na memória dos jovens de Montargil, segundo o pároco, padre João Luís da Silva, uma vez que esta é a “primeira vez que estão próximos dos símbolos”. “Os jovens que aqui estão nunca participaram numa JMJ e há uma curiosidade; esta é uma maneira de se lançarem e perceberem o que é. É um sinal de esperança e alegria para Montargil”, reforça, à Agência Ecclesia. A visita dos símbolos é ocasião para o sacerdote recordar a participação nas JMJ de Santiago de Compostela, em 1989, e em Paris, em 1997, assumindo que fica uma “missão e herança a transmitir”. “Houve dois grandes objetivos: ter atividade de rua para levar a Igreja para a rua e viver uma Igreja de portas abertas, e ir ao encontro dos mais frágeis que são os idosos. Havendo um lar, que chamo de jardim da paróquia, não podíamos deixar de ir rezar com os avós e levar-lhes os símbolos”, explica.

A vereadora da cultura da autarquia de Ponte de Sor reconhece valores de fraternidade ligados a iniciativas como estas. “Esta iniciativa envolve-nos em torno do amor, da fraternidade e união entre os povos. Se é urgente, nos últimos tempos em que vivemos uma crise de saúde pública, termos a oportunidade de viver as jornadas em Portugal, aproxima-nos e faz-nos lembrar dos mais importantes valores da humanidade”, reconhece Alda Falca.

 

________________


Símbolos JMJ «vivem» Évora

A Jornada Mundial da Juventude continua a desassossegar Portugal, vinda do sul, trazida aos ombros e nos braços dos jovens que se colocaram ao caminho. A alegria de estar juntos é a alegria de ser símbolo de amor de Deus. A Cruz Peregrina e o Ícone de Maria e seu Menino entram no coração, deleitam a vista, carregam de peso o nosso corpo, mas elevam-nos no ar com uma leveza própria do Espirito Santo de Deus.

Depois de terem entrado na Arquidiocese pelas calmas águas do Alqueva, Cruz e Ícone têm entrado nas paróquias, nos Grupos de Jovens, nas instituições públicas, nas entidades sociais, nos corações. A sua passagem não deixa ninguém indiferente e esse caminho percorrido, individualmente ou em grupo, tem sido sinal de reforço da preparação para a vivência da JMJ Lisboa 2023.

O Alentejo é largo e vasto e mesmo assim, na Arquidiocese de Évora, os Símbolos JMJ têm preenchido de Luz Terna e Suave todos os recantos dos dias. Cristo vive e quer encontrar-se connosco. Estamos a caminho, queremos ficar conTigo Senhor…

Nuno Sobral Camelo – COD Évora

 

________________


EJNS rumo a 2023

As Equipas de Jovens de Nossa Senhora (EJNS) já se levantaram e puseram a caminho da JMJ, seguindo Maria e o seu filho, Cristo Vivo, através da oração, do trabalho direto com o Caminho 23 e com o departamento de voluntários, tentando sinalizar os jovens que nos são pedidos. 562 são os dias que faltam para nos encontrarmos na Jornada Mundial da Juventude. Parecem poucos quando se trata de toda a logística e organização que um grande evento requer. No entanto, são os suficientes para nos levantarmos: Nós – Equipas de Jovens de Nossa Senhora – já estamos a fazê-lo, estando em permanente contacto com as Jornadas Mundiais da Juventude e 100% disponíveis para todas as necessidades.

 

________________


Estamos a caminho

“2022 é um ano que nos enche de entusiasmo! Nos últimos meses, apesar da pandemia, reunimos ideias, pensamos em conjunto, refletimos, rezamos, planeamos! Agora, começamos a implementar... Sempre na procura das melhores soluções, no cuidado da casa comum e na proposta de uma jornada de todos e para todos. Assim, a JMJ Lisboa 2023 será de Cristo e para Ele nos encaminha, por Maria! Contamos contigo!”

Duarte Ricciardi secretário executivo da JMJ Lisboa 2023

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES