Juventude |
Cruz do COD de Lisboa
“Recebemos esta cruz com enorme alegria e entusiasmo”
<<
1/
>>
Imagem

Foi no passado dia 23 de novembro que a Vigararia de Vila Franca de Xira/Azambuja teve o enorme prazer de receber a cruz do COD de Lisboa, diretamente da Vigararia de Alenquer, sendo nós os segundos a acolher.

Recebemos esta cruz com enorme alegria e entusiasmo: foi um lindo este momento que deu início à peregrinação. Neste momento, a cruz já peregrinou por mais de metade da nossa Vigararia e conseguimos que ela percorresse todas as paroquias ficando 3 dias em cada uma.

Cada paróquia teve a liberdade de planear a sua peregrinação tendo em atenção a sua realidade. Tivemos um pouco de tudo desde noites de orações, procissões, missas, visitas a lares, encontros com os jovens: foi uma forma de as paróquias envolverem mais a sua comunidade.

 

Entusiasmados com a JMJ

As paróquias de Aveiras de Cima e Aveiras de Baixo foram um exemplo de como envolver a comunidade, aqueceram o coração de vários idosos, levando até eles a cruz do COD de Lisboa, onde tiveram a oportunidade de fazer a recitação do terço juntamente com a oração das JMJ, e para ainda ficarem mais próximos d’Aquele que é o centro da nossa Fé, fizeram um momento de adoração à cruz para individualmente meditarem e fazerem uma oração pessoal. Muitas das paróquias aproveitaram os jovens da catequese que estão inseridos no projeto Say Yes para dinamizar alguns momentos de oração, para poder parar e refletir.

Sentimos que os jovens da nossa Vigararia estão cada vez mais entusiasmados com a JMJ e que sentem que cada dia está mais próximo este grande encontro com os vários jovens não só de Portugal, mas de todos os países.

A passagem da cruz veio aproximar as paróquias mais vizinhas, ao irmos ao encontro do irmão, partilhando algo que nos é tão próximo, a nossa Fé, Fé essa em Jesus Cristo e Maria.

Esta peregrinação é uma experiência muito rica para os jovens, ajuda-os a preparar o seu coração para a JMJ. Nenhum jovem devia ficar de fora desta oportunidade: oportunidade essa de caminhar em conjunto, em família.

 

Rezar pela JMJ

E como fazemos este caminho juntos, no próximo dia 23 de dezembro, iremos fazer uma atividade especial para marcar esta peregrinação e dar também continuidade, passando o testemunho para a Vigararia de Loures/Odivelas e para a Vigararia de Sacavém. Desta forma, estão todos convidados a estarem presentes na Igreja Nossa Senhora da Paz, Póvoa de Santa Iria, pelas 21:30h, para que, em conjunto, possamos rezar pela JMJ e festejar o nascimento de Jesus Cristo.

Que as próximas Vigararias aproveitem tão bem este momento como nós aproveitamos e vivemos.

Continuamos a fazer caminho juntos!

texto por Raquel Silva, coordenadora do COV VFX/Azambuja
A OPINIÃO DE
José Luís Nunes Martins
Aquilo que somos depende do que fazemos com o que recebemos. A nossa primeira responsabilidade será...
ver [+]

P. Manuel Barbosa, scj
Dialogar, escutar, discernir: três atitudes a marcar o processo sinodal iniciado em outubro de 2021 com as fases diocesana e nacional.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES