Juventude |
Cruz do COD de Lisboa
“Recebemos esta cruz com enorme alegria e entusiasmo”
<<
1/
>>
Imagem

Foi no passado dia 23 de novembro que a Vigararia de Vila Franca de Xira/Azambuja teve o enorme prazer de receber a cruz do COD de Lisboa, diretamente da Vigararia de Alenquer, sendo nós os segundos a acolher.

Recebemos esta cruz com enorme alegria e entusiasmo: foi um lindo este momento que deu início à peregrinação. Neste momento, a cruz já peregrinou por mais de metade da nossa Vigararia e conseguimos que ela percorresse todas as paroquias ficando 3 dias em cada uma.

Cada paróquia teve a liberdade de planear a sua peregrinação tendo em atenção a sua realidade. Tivemos um pouco de tudo desde noites de orações, procissões, missas, visitas a lares, encontros com os jovens: foi uma forma de as paróquias envolverem mais a sua comunidade.

 

Entusiasmados com a JMJ

As paróquias de Aveiras de Cima e Aveiras de Baixo foram um exemplo de como envolver a comunidade, aqueceram o coração de vários idosos, levando até eles a cruz do COD de Lisboa, onde tiveram a oportunidade de fazer a recitação do terço juntamente com a oração das JMJ, e para ainda ficarem mais próximos d’Aquele que é o centro da nossa Fé, fizeram um momento de adoração à cruz para individualmente meditarem e fazerem uma oração pessoal. Muitas das paróquias aproveitaram os jovens da catequese que estão inseridos no projeto Say Yes para dinamizar alguns momentos de oração, para poder parar e refletir.

Sentimos que os jovens da nossa Vigararia estão cada vez mais entusiasmados com a JMJ e que sentem que cada dia está mais próximo este grande encontro com os vários jovens não só de Portugal, mas de todos os países.

A passagem da cruz veio aproximar as paróquias mais vizinhas, ao irmos ao encontro do irmão, partilhando algo que nos é tão próximo, a nossa Fé, Fé essa em Jesus Cristo e Maria.

Esta peregrinação é uma experiência muito rica para os jovens, ajuda-os a preparar o seu coração para a JMJ. Nenhum jovem devia ficar de fora desta oportunidade: oportunidade essa de caminhar em conjunto, em família.

 

Rezar pela JMJ

E como fazemos este caminho juntos, no próximo dia 23 de dezembro, iremos fazer uma atividade especial para marcar esta peregrinação e dar também continuidade, passando o testemunho para a Vigararia de Loures/Odivelas e para a Vigararia de Sacavém. Desta forma, estão todos convidados a estarem presentes na Igreja Nossa Senhora da Paz, Póvoa de Santa Iria, pelas 21:30h, para que, em conjunto, possamos rezar pela JMJ e festejar o nascimento de Jesus Cristo.

Que as próximas Vigararias aproveitem tão bem este momento como nós aproveitamos e vivemos.

Continuamos a fazer caminho juntos!

texto por Raquel Silva, coordenadora do COV VFX/Azambuja
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES