Editorial |
P. Nuno Rosário Fernandes
Cuidar
<<
1/
>>
Imagem

Esta semana, o Papa Francisco, continuando o ciclo de catequeses sobre a figura de São José, destacou o pai putativo de Jesus como aquele que continua a proteger a Igreja e modelo de quem sabe cuidar dos outros, apelando a todos nós para esta mesma atitude de cuidarmos uns dos outros.

Na vida pastoral tenho encontrado pessoas de coração magnânimo, capazes de se esquecerem de si próprias para cuidarem daquele ou daquela que têm junto de si, ou junto de quem exercem o seu trabalho, que se prolonga para lá do que é horário laboral.

O exercício do cuidado é algo que implica a grandeza de um coração, a disponibilidade, a atenção, mas, acima de tudo, o amor.

Cuidar deverá, sempre, ser sinónimo de amar, e por isso devemos ser agradecidos por quem cuida.

No entanto, também vou percebendo que aquele que cuida, no desgaste da sua missão e da sua entrega, precisa, também, de ser cuidado; e o que fazemos nesse sentido?

O cuidar implica tudo o que são as nossas relações, e a mensagem do Papa Francisco quer fazer despertar em nós o sentimento de alerta e atenção para as mesmas.

Que este tempo de Advento que agora começa nos ajude, a todos, a estar despertos, atentos e vigilantes, também pela oração.

 

“São José, tu que cuidaste do vínculo com Maria e com Jesus, ajuda-nos a cuidar das relações da nossa vida.

Que ninguém experimente o sentimento de abandono que surge da solidão.

Que cada um se reconcilie com a própria história, com quem o precedeu, e reconheça também nos erros cometidos um modo pelo qual a Providência se fez caminho, e o mal não teve a última palavra.

Mostra-te amigo para quem tem mais dificuldade, e como apoiaste Maria e Jesus nos momentos difíceis, sustem-nos também no nosso caminho. Ámen.”

Papa Francisco

 

Editorial, pelo P. Nuno Rosário Fernandes, diretor

p.nunorfernandes@patriarcado-lisboa.pt

A OPINIÃO DE
P. Manuel Barbosa, scj
1. Em setembro de 2008, cerca de 800 pessoas de todas as Dioceses de Portugal participaram em Fátima...
ver [+]

José Luís Nunes Martins
A vida é feita de inúmeras perdas. Todos os dias o nosso caminho segue enquanto há algo que temos de deixar para trás.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES