JMJ Lisboa 2023 |
Símbolos da JMJ
De moliceiro na “Veneza Portuguesa”
<<
1/
>>
Imagem

Os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) seguiram caminho para a paróquia de Trofa do Vouga, no dia 12 de março, “após uma noite bem passada” conforme se pode ler na página de Facebook do Comité Organizador Diocesano (COD) de Aveiro.

O dia foi passado com várias dinâmicas para os jovens, uma oração de Taizé, música e momentos de convívio. Foram ainda realizadas Eucaristias nas zonas de Segadães, Lamas do Vouga e Macieira de Alcoba e do Préstimo.

Já em Águeda, os Símbolos peregrinaram pelas ruas, com a presença de D. Américo Aguiar, Presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, e de D. António Moiteiro, Bispo de Aveiro, que, com uma “multidão de gente alegre”, cantaram e dançaram ao som da “Banda MISSIO”, segundo revelou o COD de Aveiro no Facebook.

No dia 13 de março, inspirados no discurso do Papa Francisco dirigido aos jovens inscritos na JMJ Lisboa 2023, em que pede aos jovens que “(...) olhem sempre o horizonte, também com os olhos, mas sobretudo com o coração”, os Símbolos da JMJ foram levados aos idosos em lares e caminharam pelas Paróquias do Arciprestado de Águeda.

Nos dias 14 e 15 de março, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani peregrinaram pelas Paróquias de Aguada de Cima e Aguada de Baixo, Recardães, Espinhel, Paradela, Travassô, Óis da Ribeira, Fermentelos e Oiã.

Os Símbolos marcaram ainda presença na televisão nacional, no programa “Praça da Alegria” da RTP1, no passado dia 16 de março, em Oiã. Em entrevista dada à RTP, André, que participou na organização desta passagem, afirmou que “o lema ideal sempre foi ‘festa’! Símbolo de alegria e de fé.”

A Peregrinação dos Símbolos contou ainda com o evento “Talk de Fé”, que decorreu no dia 17 de março. Foi um encontro dos jovens de toda a Diocese de Aveiro, em Oliveira do Barro, que contou com quatro palestrantes “para conversarem sobre a Fé e os desafios associados nos dias que correm”, revelou o COD de Aveiro no Facebook.

No sábado, dia 18 de março, foi dia de fazer jus ao motivo de Aveiro ser chamada de “Veneza Portuguesa”. Os Símbolos da JMJ peregrinaram como de costume, mas, desta vez, de moliceiro (embarcação tradicional de Aveiro). Percorreram o canal central da Ria de Aveiro, acompanhados por representantes das Dioceses portuguesas e do Comité Organizador Local (COL).

Em entrevista à Agência Ecclesia, Tiago Santos, do COD de Aveiro, afirmou que o objetivo desta peregrinação “é levar a interação com quem passa, com os visitantes do centro da cidade”, chegando a todos os Arciprestados. Tiago Santos revelou ainda que existe a intenção de realizar um evento da mesma dimensão no dia 26 de março, fazendo com que os Símbolos subam “os 300 degraus do Farol da Barra”.

Já o dia 19 de março ficou marcado pelo festejo do Dia de São José e do Dia do Pai, com uma caminhada que juntou pais e filhos. Depois, decorreu ainda uma Missa na vinha da Quinta do Encontro, com a atuação da banda “Figo Maduro” no final do dia.

Fotos: COD de Aveiro
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES