JMJ Lisboa 2023 |
Diocese de Setúbal
Vigararias da Caparica e do Seixal recebem com alegria os Símbolos da JMJ
<<
1/
>>
Imagem

Os jovens e as comunidades de Setúbal continuam o seu caminho de preparação para a JMJ Lisboa 2023 com os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude, que levam o espírito deste encontro a cada lugar. Depois da festa da juventude no Santuário de Cristo Rei em Almada (saber mais aqui), na semana de 21 a 27 de novembro a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani percorreram as paróquias da Vigararia da Caparica e da Vigararia do Seixal.

Os Símbolos foram acolhidos, primeiramente, na estação ferroviária do Pragal, local de passagem diária de milhares de pessoas, que, no dia 22 de novembro, pode vivenciar um pouco do espírito da Jornada Mundial da Juventude. No dia seguinte, estiveram ainda na estação fluvial da Trafaria. A Costa da Caparica, Sobreda, Charneca de Caparica, Vale de Figueira e Almada foram também locais de paragem desta Peregrinação.

Os dias foram marcados pelas visitas a escolas e colégios, à corporação dos bombeiros, a residências de idosos, ao Campus do Monte de Caparica da Universidade NOVA de Lisboa e ao Instituto Piaget, bem como a várias igrejas da região pertencentes à Vigararia da Caparica.

Os espaços de encontro foram também reservados para momentos de catequese e oração, com lugar para a recitação do Terço, celebração da Eucaristia, procissão com os Símbolos da JMJ e, ainda, para o sacramento da confissão.

Houve ainda lugar para uma Vigília-Concerto, no dia 25 de novembro, na Paróquia da Charneca de Caparica, com músicas interpretadas pelos grupos de jovens das diversas paróquias. O momento terminou com todos os presentes a cantar o hino oficial da JMJ Lisboa 2023.

Na noite de domingo, dia 27 de novembro, foi a vez da vigararia do Seixal receber a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani. Durante a madrugada, após a chegada dos Símbolos à Vigararia, viveu-se, na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, a Via Sacra seguida de uma vigília de oração.

Já durante o dia, além do momento de catequese, os Símbolos da JMJ seguiram em procissão até ao Cais, transportados e acompanhados pelos jovens e pela comunidade, de onde partiram então para as ruas da Vigararia.

O Padre José Lobato, administrador diocesano de Setúbal, apelou a todos para que “não faltemos ao convite”, referindo que esta Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 “não se destina apenas aos jovens, mas ao rejuvenescimento de toda a Igreja”.

A Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani vão continuar a sua peregrinação na Vigararia do Seixal até ao próximo dia 1 de dezembro, dia de despedida na Diocese de Setúbal. Daqui os Símbolos seguirão para a Diocese das Forças Armadas e de Segurança.

Continua a acompanhar tudo sobre a peregrinação dos Símbolos da JMJ nas nossas redes sociais.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES