Lisboa |
Fórum Wahou
Educar o coração
<<
1/
>>
Imagem

O CERTA - Centro de Estudos e Recursos Teologia do Amor organizou, no segundo fim-de-semana de novembro, o Fórum Wahou - Teologia do Corpo, com o tema ‘O Amor Humano no Plano Divino’, que pela primeira vez decorreu no formato presencial e online. “Estudar a Teologia do Corpo é estudar a Bíblia”, disse Maria José Vilaça, diretora do CERTA.

Esta iniciativa contou com palestras dos padres Duarte de Cunha e Paulo Araújo, e de Vanessa Machado, entre outros, assim como de testemunhos de casais e solteiros. Esmeralda Soza, voluntária de longa duração para a JMJ Lisboa 2023, num testemunho enviado ao Jornal VOZ DA VERDADE, sublinha que “o ser humano foi feito para amar e ser amado”. “Ao longo das últimas três revoluções: industrial, sexual e digital que o Pontífice [João Paulo II] menciona nas suas audiências, a pessoa foi perdendo a noção da sua essência e da sua identidade. Descobrir na terra a missão a que fomos chamados e cumpri-la: é algo que pode ser alcançado através da inteligência, da vontade e da liberdade”, escreveu esta voluntária, sublinhando, depois, que “o amor verdadeiro não está em crise”. “O sexo, integrado e santo, foi criado e é desejado por Deus. Portanto, a mensagem é atraente para todos, e faz recordar em cada um o eco longínquo que ficou nos nossos corações, desde o início, e que nos diz que não queremos menos do que esse amor verdadeiro. Além disso, as catequeses do Santo Padre são dirigidas a todas as realidades da vida: casados, solteiros, divorciados, viúvos, pessoas com atração pelo mesmo sexo e muito mais. Para todos que têm, ou, como diz São João Paulo II, todos os que são um corpo”, acrescentou Esmeralda Soza.

O Fórum Wahou contou com participantes de vários locais de Portugal (Porto, Coimbra, Aveiro, Leiria, Lisboa e Almada) e, internacionalmente, do Panamá e da Polônia, e terminou com a celebração da Eucaristia, presidida pelo padre Miguel Pereira.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES