Domingo |
À procura da Palavra
Em movimento
<<
1/
>>
Imagem

DOMINGO XIII COMUM Ano C

“[Jesus] tomou a decisão

de Se dirigir a Jerusalém”

Lc 9, 51

 

Quantas vezes imagino aqueles três anos de vida em comum que Jesus teve com os discípulos. O que conversavam, o que partilhavam, a alegria e a dor vividas, os projetos sonhados e as dúvidas surgidas, como seriam esses tempos de mútuo conhecimento? A verdadeira amizade cultiva-se com o tempo e o caminho, tal qual um segredo que só se revela a quem tem a coragem de estar presente, acompanhar, fazer caminho juntos. Foi assim que os doze foram conhecendo o Mestre e dando-se a conhecer a Ele. E é assim connosco.


Se a vida tem tanto de caminho e o próprio tempo vai esculpindo a obra de arte que somos e vamos fazendo, tanto mais a experiência cristã. Nos evangelhos, Jesus está sempre em movimento, e a impulsionar todos os que, por medo, erro, culpa, condenação ou preguiça se instalam numa vida menor. Mesmo quando se aquieta, com amigos, ou com os que simplesmente O escutam, as suas palavras põem em movimento as mentes e os corações, e começa a germinar algo novo nos desertos interiores. Seguir Jesus implica um desprendimento de muitas coisas: de entusiasmos irrealistas, de busca de glórias pessoais, de ficar preso ao passado. Assim nos são apresentados os três “candidatos” a discípulos no evangelho de hoje. O caminho para Jerusalém tem na sua meta o calvário, a vida do Filho de Deus, dada por amor até ao fim. Mesmo as acções meritórias de enterrar os mortos ou despedir-se da família não têm a força da novidade da boa nova que é para abraçar radicalmente.


Sabemos que para caminhar é preciso fazer escolhas. Muitas coisas boas têm de se deixar por uma melhor. Não há nenhum “sim” que não implique vários “nãos”. Assim, os 10 capítulos em que o evangelista Lucas descreve o caminho de Jesus para Jerusalém são um verdadeiro “manual do desprendimento”. Começando logo pela rejeição de Jesus e dos discípulos pelos samaritanos, é antecipada a rejeição que Jerusalém (e tantas outras “jerusaléns” ao longo dos tempos) fará ao projeto de vida nova que Ele traz. Mas o movimento do evangelho é como a “água” e, contornando obstáculos, encontra sempre caminhos para chegar onde alguém, inesperadamente e humildemente seja acolhido. Também isso é desprendimento das ilusões de sucesso e eficácia!


Por estes dias, são ordenados em várias dioceses (e também em Lisboa no próximo Domingo) diáconos e padres. Estes que também dizem que querem “seguir Jesus” numa doação total de serviço. São do mesmo barro humano que Deus pode ir esculpindo com as suas mãos grandes. Homens frágeis e sempre aprendizes. E serão tanto mais sinal e presença de Deus quanto mais humanos forem, quanto mais próximos de todos se fizerem, quanto mais grupos de discípulos ajudarem a nascer. Que os seus olhos e as suas mãos transmitam a paz e doçura que o Mestre tem para dar a todos. E o seu coração humano possa ir alargando até à medida do de Deus que “não tem medida”!

P. Vítor Gonçalves
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES