Editorial
P. Nuno Rosário Fernandes
Acordemos para a vida!
No dia 26 de abril de 2016 deu entrada na Assembleia da República, com 8426 assinaturas, uma petição do Movimento cívico “Direito a morrer com dignidade”, solicitando a despenalização da morte assistida. O mesmo é dizer, pedindo a aprovação da eutanásia.
ver [+]
P. Nuno Rosário Fernandes
Silêncio até onde?
Confesso que me foi difícil escrever este editorial. Difícil, porque refere-se a um tema, também ele susceptível de difícil tratamento. Na passada quinta-feira estreou nas salas de cinema uma película que é mais do que isso, do realizador Martin Scorsese, intitulada ‘Silêncio’.
ver [+]
P. Nuno Rosário Fernandes
Um ‘milagre’ editorial com 85 anos
É já na próxima terça-feira, dia 10 de janeiro, que o Jornal VOZ DA VERDADE celebra o seu 85º aniversário. Uma longa história tem sido feita, com este projeto editorial que vai resistindo às intempéries da atualidade, porque se assume, claramente, como uma aposta pastoral da diocese.
ver [+]
P. Nuno Rosário Fernandes
Afinal o que é isso de Natal?
Celebrar o Natal é celebrar o nascimento de Jesus. É Deus que se faz Homem e vem, assim, ao encontro dos homens para experimentar e viver as dores da humanidade, sofrer com os que sofrem, alegrar-se com os que se alegram, chorar com os que choram, e entregar-se...
ver [+]
P. Nuno Rosário Fernandes
Reze pelo Sínodo
Na próxima quarta-feira, dia 30 de novembro, tem início a Assembleia Sinodal do Sínodo Diocesano de Lisboa. Até ao dia 4 de dezembro, cerca de 140 pessoas, entre clero, religiosos e leigos, vão refletir sobre a Igreja que somos e os caminhos a traçar para a Igreja diocesana de Lisboa.
ver [+]
P. Nuno Rosário Fernandes
Como vai ser o Natal deles?
Estamos em pleno mês de novembro e já se percebe que o Natal está próximo. Bom… ainda falta mais de um mês, mas a publicidade já começa a querer moldar as nossas cabeças e comportamentos para a necessidade do consumo, porque haverá prendas para comprar.
ver [+]
P. Nuno Rosário Fernandes
Ser missão
Na passada segunda-feira, dia 7 de novembro, assinalaram-se 300 anos da qualificação Patriarcal da Diocese de Lisboa. A 7 de novembro de 1716, o Papa Clemente XI atribuía, assim, pela bula In supremo apostolatus solio, o título de Patriarcal à Capela Real de Lisboa.
ver [+]
P. Nuno Rosário Fernandes
Entrar na Vida
Nesta próxima quarta-feira, dia 2 de novembro, a Igreja celebra Todos os Fiéis Defuntos. Este é um dia não de luto ou de tristeza, porque recordamos os que já partiram, mas é um dia em que somos convidados a estabelecer uma maior e mais íntima comunhão com aqueles que nos precederam.
ver [+]
P. Nuno Rosário Fernandes
Missão ontem, hoje e amanhã
A Igreja celebra este Domingo o Dia Mundial das Missões e, a esse propósito, somos convidados a olhar para a missão ad gentes como “uma grande, imensa obra de misericórdia quer espiritual quer material”, refere o Papa Francisco na mensagem que dirige para este dia.
ver [+]
P. Nuno Rosário Fernandes
O terceiro F
Dizem as vozes populares que, em Portugal, há três ‘efes’ (fff) que movem o país: Futebol, Fado e Fátima. São, no fundo, três realidades associadas a dimensões da vida do homem em sociedade que, no meu entender, se podem traduzir na necessidade de criar e de alimentar afetos.
ver [+]
P. Nuno Rosário Fernandes
Pode acontecer!
Em finais do mês de setembro de 2009, estava eu a iniciar o último ano de seminário, no Seminário dos Olivais, chegava a notícia da visita do Papa Bento XVI a Portugal, em maio de 2010. Diante da notícia, o meu primeiro pensamento ia para o facto de poder...
ver [+]
P. Nuno Rosário Fernandes
Comunicar na Igreja
Uma vez mais o tema da comunicação na Igreja foi mote para as Jornadas Nacionais de Comunicação Social que decorreram em Fátima juntando jornalistas católicos e outros fazedores de comunicação, bem como responsáveis de secretariados de comunicação e jornais diocesanos.
ver [+]
Anterior    9.75   10.75   11.75   12.75   13.75   14.75   15.75   16.75   17.75   18.75   19.75   20.75      Próximo
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES